Homilia – 26º Domingo do Tempo Comum (26/09/2021) – “A Palavra de Deus não é propriedade exclusiva de ninguém!”

Amados de Deus, nós estamos finalizando o mês de setembro, mês dedicado à Palavra de Deus. Mas, ao terminá-lo, não significa que devemos esquecer as Sagradas Escrituras e deixar as nossas Bíblias no canto do armário ou da gaveta.

O mês da Bíblia nos convida a continuamente trazermos a Palavra de Deus para perto de nós e fazer com que ela seja luz para o nosso caminhar!

 

Durante este mês, o livro escolhido para estudo foi a carta aos Gálatas e a cada domingo trouxemos um pouco desta carta para a nosso conhecimento. Hoje, finalizaremos nossas reflexões com a segunda parte da carta.

 

São Paulo faz uma advertência a esta comunidade e chama-os de insensatos. Diz ainda que eles tiveram acesso à Palavra de Deus, mas vivem um retrocesso.

A opção de fé que nos é apresentada nesta carta é para observarmos as Sagradas Escrituras e a Lei de Moises, mas sem perdermos de vista a importância de cada pessoa para a comunidade e para Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Ele finaliza a segunda parte da carta com uma exortação a fazermos a opção pela liberdade a que Jesus nos chamou!

 

O apóstolo finaliza sua mensagem com um convite para que sejamos capazes de ver cada pessoa como um membro da Igreja, como um filho de Deus e alguém que pratica a mesma fé que a nossa.

Assim, esta carta nos convida a fazermos a experiência de uma comunidade que partilha e valoriza os dons do outro como um presente de Deus!

 

A liturgia de hoje também nos faz um convite: o de olharmos a Palavra de Deus de maneira diferente, já que esta Palavra sempre nos dá uma luz para todas as situações da vida! Por isso, cada decisão que tomamos deve ser iluminada pela Palavra de Deus! Ela é a nossa melhor conselheira!

Não abra a Palavra apenas para buscar um versículo aleatório, mas observe o testemunho das primeiras comunidades cristãs, dos apóstolos e veja o que a Palavra de Deus tem a te dizer! Veja o que Jesus te fala no Evangelho! Tome esta Palavra como um conselho para todas as decisões.

 


A Palavra de Deus pode ser proclamada por qualquer pessoa, pois ela não é propriedade exclusiva de ninguém!


 

A Primeira Leitura nos fala da experiência de Moisés que, já idoso, se sente incapaz de continuar a dirigir o povo sozinho. Então, o Senhor lhe propõe escolher 70 anciãos, que seriam ungidos pelo Espírito Santo e ajudariam a Moisés nesta tarefa.

Deus derramou o seu Espírito sobre os 70 e eles começaram a profetizar! Mas, um detalhe importante se faz perceber: eles não continuaram! Mas 3 deles ficaram na tenda, no entanto, também foram ungidos e começaram a profetizar igualmente.

 

Josué, que ajudava a Moisés, ficou indignado com isso e pediu a Moisés que os mandasse se calar. Mas, a atitude de Moisés foi muito diferente: “ao contrário, que bom seria se todos recebessem o Espírito e profetizassem!” e pergunta: “porventura estás com ciúmes?”

 

Por vezes, queremos ser donos da Palavra de Deus e esquecemos que ela é para todos! Ninguém tem os “direitos autorais” das Sagradas Escrituras!

 


O perigo está em querermos fazer tudo sozinhos, ou pior, não darmos espaço para as pessoas que querem colocar sua vida a serviço! Em nossas comunidades podemos também nos deixar levar por essa tentação e sermos conduzidos pelo mesmo ciúmes de Josué, que queria impedir o trabalho daqueles que queriam colocar a sua vida a serviço!


 

Lembremos que pelo batismo todos recebemos um missão: sermos sacerdotes, profetas e reis! Todos somos chamados a falar em nome Deus, anunciar o seu Reino! Recebemos a missão de santificar os ambientes onde vivemos e onde trabalhamos!

Como é bonito quando ouvimos alguém dizer: “ali está um homem ou uma mulher da igreja”. Isso significa que nosso testemunho, sem abrirmos a boca, está anunciando a Palavra de Deus! Pois, independentemente de onde estivermos, lá também nos acompanha o Senhor! E lá é o ligar digno para se viver a Palavra de Deus! Todos somos reis, temos poder para cuidar com retidão de tudo e todos!

 

No Evangelho, os apóstolos não conseguem expulsar um espírito mudo e alguém de fora do grupo consegue, ao proclamar o nome de Jesus. Isso deixa os discípulos aborrecidos e enciumados. Eles então, manifestam a Jesus essa insatisfação.

 

Jesus vem de forma muito rígida dizer: “Não os proibais. Quem não está contra nós, está a nosso favor”.

 


Ora, é preciso ter duas atitudes diante do evangelho:

1º: A Palavra de Deus não é exclusividade de ninguém e que bom seria se todos a anunciassem!

: O nome de Jesus também não é propriedade exclusiva de ninguém! Mais que pertencer a Jesus é estar em sintonia com Ele, através de sua Palavra! O próprio Papa Francisco disse que devemos ser amigos de Jesus e não donos Dele!


Todos os que falam em nome de Jesus devem ser bem recebidos. O Reino de Deus não pode ser de um grupo fechado.

 

Jesus quer que sua Igreja seja aberta a todos para que todos se sintam parte de seu rebanho, principalmente os que não O conhecem ou que por algum motivo se afastaram Dele.

Quando Jesus diz para não escandalizarmos os pequeninos é um lembrete de que as pessoas de nossa comunidade devem ser tratadas com carinho e amor, pois todos são importantes! É por elas que você anuncia a Boa Nova do Reino!

 

Cada pessoa que escuta a Palavra de Deus também é chamada a anunciá-la. Por isso, não nos sintamos donos da Palavra de Deus, mas nos façamos cada vez mais amigos de Jesus e próximos de sua Palavra.

 

Que o Senhor nos conceda a graça de que sua Palavra seja guardada em nosso coração, não como propriedade, mas como AMOR que deve chegar a cada pessoa para que se sinta valorizada, perdoada e amada!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...