Homilia – Solenidade de São Pedro e São Paulo (03/07/2022) – “São Pedro e São Paulo nos ajudam a entender que Deus está sempre ao nosso lado”

Meus irmãos e minhas irmãs, celebramos hoje a Solenidade de São Pedro e São Paulo, duas colunas de nossa fé!

 

São Pedro foi um dos principais líderes da Igreja Primitiva, tanto por sua fé e pregação quanto por seu amor a nosso Senhor Jesus Cristo. Ele tinha por primeiro Simão. Era natural de Betsaida, irmão do apóstolo André e pescador. Ao ser chamado por Jesus, deixou tudo para segui-lo.

 


Ele esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro: “tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”.


 

São Paulo, o apóstolo do gentios, nasceu em Tarso, capital da Cilícia, na Ásia menor. Ele era descendente de uma família de judeus pertencente à tribo de Benjamim. Seus pais lhe deram o nome de Saul, em homenagem ao primeiro rei de Israel, e depois começaram a chamá-lo de Saulo. Ele foi um grande perseguidor dos cristãos e após se converter passou a se chamar Paulo.

 


Paulo é chamado de apóstolo por ter sido o maior anunciador de nosso Senhor Jesus Cristo nos tempos apostólicos.


 

As leituras que ouvimos hoje nos falam da experiência desses dois grandes apóstolos como um testemunho para nós cristãos.

 

Na Primeira Leitura (At 12,1-11), tirada dos Atos dos Apóstolos, vemos que São Pedro está preso e a comunidade está em constante oração por ele. Deus, então, intervém na história em favor de seu grande servo.

Pedro era guardado por um grande número soldados. Mas, mesmo atrás de grades e preso por correntes, o anjo do Senhor chega até ele e o acorda para libertá-lo da prisão.

 


Compreendemos assim que Deus sempre escuta a oração da comunidade! Por isso, a oração é tão importante na vida de uma pessoa! Quando rezamos nos tornamos mais fortes porque somos impulsionados para Deus! A oração encontra o coração de Deus!


 

Libertação de São Pedro de Murillo | Tela para Quadro na Santhatela

 

Deus sempre ampara os seus discípulos nos momentos de provação e por isso São Pedro diz: “agora sei que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes”.

 

Pedro toma consciência de que não está anunciando o Evangelho sozinho, mas acompanhado pela Igreja e por nosso Senhor Jesus Cristo, conforme Ele mesmo havia dito: “eis que estarei convosco até o fim dos tempos”.

 

Na Segunda Leitura  (2Tm 4,6-8.17-18), São Paulo está preso e escreve uma carta a um amigo muito importante: Timóteo, seu companheiro no trabalho missionário.

 

Na prisão, São Paulo não reclama de seu sofrimento, do contrário, ele faz um balanço de tudo o que conseguiu fazer. Ele se compara a um atleta da época e diz: “combati o bom combate, completei a corrida e guardei a fé”.

 


Paulo, em momento algum reclama de estar preso, mas agradece por saber que o Senhor o acompanhou em todas as suas dificuldades!


 

 

No Evangelho (Mt 16,13-19), ouvimos a definição de QUEM É JESUS e DO QUE SIGNIFICA A IGREJA.

Na compreensão daquela época, o povo não sabia quem era Jesus. Eles achavam que Jesus era simplesmente um homem bom e justo e por isso concluem: “é João Batista, Elias ou algum dos profetas”.

 


Mas, para os discípulos Jesus é o Filho de Deus e esta compreensão é confirmada por São Pedro.


 

A partir deste entendimento, nós também podemos compreender o significado da Igreja: a comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como o Filho de Deus.

 

Quando falamos em Igreja não nos referimos simplesmente a uma estrutura física, mas a um caráter eclesiológico: a igreja se desdobra em pessoas que participam da comunidade, pois a igreja é a comunidade!

 

Até para celebrar a missa o sacerdote precisa da comunidade!

Eu não celebro a Missa sozinho. Preciso de músicos que nos ajudem a cantar; preciso dos ministros para levar a comunhão até vocês; preciso de coroinhas e acólitos que me auxiliem no altar. Preciso de leitores e animadores que proclamem as leituras e animem a celebração. Enfim, eu preciso da comunidade para que reze comigo! O padre não celebra a missa sozinho, mas com a Igreja, com a comunidade! O padre apenas preside a Eucaristia, mas todos nós celebramos juntos.

 

Assim, podemos compreender em profundidade o que é Igreja! E, foi a esta Igreja que Jesus conferiu o poder: “tudo o que ligares na Terra será ligado no Céu e tudo o que desligares na Terra, será desligado no Céu”. A esta Igreja Jesus deu a garantia: “as portas do inferno jamais prevalecerão”.

Aqui repito: não me refiro à estrutura física, mas a cada pessoa, membro da comunidade. Afinal, se não tivéssemos vocês, não teria sentido a celebrar a Eucaristia! A celebração da Eucaristia é uma Ação de Graças que recorda o memorial da Paixão do Senhor e deve ser celebrada com a comunidade! Na missa, a comunidade traz suas alegrias e seus sofrimentos!

 

A Santa SéHoje também celebramos o Dia do Papa e somos convidados a rezar por ele. O Papa é um sinal de unidade e confirma a fé de seus irmãos.

 

O Papa continua sendo o chefe visível da Igreja na Terra. Ele vem de uma Sucessão Apostólica e de uma Igreja fruto da unidade!

Nós não somos filhos da discórdia, de uma briga entre os fiéis e seu pastor! Nós viemos da Sucessão Apostólica: uma sucessão de muito sofrimento, de pessoas que deram a sua vida como mártires e jamais deixaram de anunciar nosso Senhor Jesus Cristo.

 


Pessoas como os padroeiros de nossa Paróquia, Santa Luzia e Santo Expedito, que professaram a sua fé e preferiram perder a vida a renunciar o batismo que receberam.


 

Esta é a Igreja da Sucessão Apostólica e que somos chamados a testemunhar!

 

Recordando hoje o ardor missionário de São Pedro São Paulo nós também somos entusiasmados a demonstrarmos que somos discípulos e continuadores desta missão.

 

Cada um de nós que fazemos parte das pastorais, movimentos e ministérios presentes na Igreja exercemos um papel muito bonito e grandioso junto ao povo de Deus: anunciar a Boa Nova do Reino, unir as famílias, compreender as dores, sofrimentos e angústias do povo e trazer a consolação e a Esperança

 

Hoje, no mundo todo, as Paróquias enviam as suas ofertas para Roma para que o Santo Padre possa fazer o seu trabalho caritativo nos lugares mais pobres e onde as pessoas mais sofrem

 

Que o Senhor nos ajude para que continuemos sendo discípulos e missionários e que olhando para São Pedro e São Paulo possamos também dizer com eles: compreendo que o Senhor sempre esteve e sempre estará ao nosso lado!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...