Santa Clara de Assis

Santa Clara

Dia: 11 de Agosto

Santa Clara, nascida em Assis – Itália no ano de 1193 com o nome de Chiara d’Offreducci, pertencia a uma família rica e era portadora de rara beleza. Desde cedo tinha grande amor pela caridade e pelos pequenos, a família não simpatizava muito com esse ardor caridoso de Clara e queria arranjar-lhe um casamento, mas Clara, aos dezoito anos sai de casa e encontra-se com São Francisco de Assis que a fez pronunciar os votos de pobreza, castidade e obediência.

Clara viveu em um mosteiro beneditino os seus primeiros anos de sua vida religiosa até que foi levada por Francisco a um convento muito pobre dedicado à São Damião, que era destinado às monjas da Ordem Segunda.

Um ano antes de Francisco morrer, Clara viu na parede de sua cela uma Celebração Eucarística e funções solenes desempenhadas por Francisco em Santa Maria dos Anjos, por isso Clara ganhou o título de protetora da televisão.

Clara faleceu em Assis aos 11 de Agosto de 1253, no mesmo dia em que recebia o privilégio de pobreza concedido pelo Papa Inocêncio IV. Foi canonizada dois anos depois.

Santa Clara, patrona da televisão, rogai por nós.