Santa Luzia

Santa Luzia

Dia: 13 de Dezembro

Luzia nasceu por volta de 283 em Siracusa (região da Sicília – Itália) e era de família nobre. Quando sua mãe ficou viúva prometeu dar a mão de sua filha a um jovem da mesma cidade, mas Luzia tinha feito voto de conservar-se virgem por amor a Cristo. Ela conseguiu não casar-se quando ela levou a sua mãe – que estava gravemente enferma – a tumba da santa da qual Luzia era devota – Santa Águeda – após essa peregrinação a mãe voltou curada, então Luzia recebeu permissão de sua mãe para seguir a vida como havia escolhido e que distribuísse seu o dote aos pobres da cidade.

O noivo acusou Luzia de ser cristã – na época o Cristianismo era perseguido pelo imperador Diocleciano. Foi ameaçada de ser lançada a um prostíbulo pelo pro-cônsul de Siracusa, Luzia respondeu ao pro-cônsul: “O CORPO SE CONTAMINA SE A ALMA CONSENTE”, isso provocou a ira do pro-cônsul que quis ir às vias de fato, mas o corpo de Luzia ficou tão pesado que nem uma dezena de homens conseguiu carrega-lá. Uma espada pôs fim a sua vida em 13 de dezembro de 304.

Santa Luzia é a padroeira da visão, uma porque o seu nome – Luzia ou Lúcia (como também é conhecida) tem origem na palavra latina lux, que dizer luz, a outra e principal razão, é que Luzia quando torturada teve os olhos arrancados e colocados em uma bandeja para o seu ex-pretendente, mas no dia seguinte surgiram novos olhos rosto de Luzia.

A devoção à santa espalhou-se rapidamente, principalmente após o Papa São Gregório Magno (papa de 590 a 604), inseriu-a ao Cânon da Missa.

Santa Luzia, padroeira da visão, rogai por nós.