Homilia – 25º Domingo do Tempo Comum (19/09/2021) – “Servir os pequenos é servir o Senhor”

No dia 19 de setembro celebramos com toda a Igreja o 25º Domingo do Tempo Comum.

 

Padre Márcio iniciou sua homilia com uma breve reflexão sobre a Carta aos Gálatas, continuando o seu ciclo de formações sobre o livro.

 

O padre mencionou que a carta aos Gálatas é divida em três partes e, neste domingo, refletiu sobre a primeira delas, formada pelos capítulos 1,6 até 2,21.

 

Segundo o Padre, o apóstolo mostra-se indignado, pois o Evangelho pregado foi mal-entendido na comunidade dos Gálatas.

 

Paulo ainda relembra como aconteceu a sua conversão e qual o sentido da sua missão: anunciar a gratuidade da salvação em Cristo e finaliza esta primeira parte garantindo que, a nossa justificação nos vem pela fé em Cristo e não pela Lei.

 

Seguindo para as leituras, o padre refletiu que a liturgia nos faz um convite a discernir entre o caminho da Sabedoria e o caminho dos impuros, conforme é relatado na Primeira Leitura (Sb 2,12.17-20), onde percebemos a atitude do “ímpio” contra o “justo”.

 

Tal atitude é ainda confirmada na Segunda Leitura (Tg 3,16-4,3), onde São Thiago denuncia a desunião na sua comunidade e aponta a raiz de tudo isso: Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda a espécie de obras más…”

Uma oração realizada nesse clima não pode ser escutada por Deus

 

No Evangelho (Mc 9,30-37), Jesus dá a seus discípulos uma lição de humildade e serviço.

Servir os “pequenos” é servir o Senhor.

 

O Padre destacou ainda que Jesus quis ensinar aos discípulos que o projeto do Deus não passa pelo poder desse mundo. Ele fez isso através de uma pergunta muito simples, feita quando estavam caminhando: “O que vocês estavam discutindo no caminho?”.

 


Os discípulos “Ficaram calados, porque no caminho tinham discutido quem seria o maior”.


 

Seguindo sua reflexão, o Padre mencionou que a partir desta pergunta, Jesus apontou para eles o CAMINHO para ser o maior:  ter um espírito de servo! Por isso Jesus diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último e o servo de todos”.

 

A Comunidade não é lugar para alcançar prestígio e poder. É o lugar onde cada um deve celebrar, servindo aos irmãos. Vejam em nossa Paróquia: a celebração da Santa missa só é possível porque várias pessoas se colocaram a serviço: ministros, leitores, animadores, coroinhas, músicos, Pascom etc. Diante disso, devemos ter a certeza: Só é grande quem é capaz de servir e de oferecer a vida aos seus irmãos.

 

E finalizou:

Jesus pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a, disse: Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que acolherá…” Ser grande no Reino é ser pequeno e servir os pequenos. O discípulo é grande não quando tem poder ou autoridade sobre os outros, mas quando acolhe os pequenos, os carentes! Na comunidade não há pessoas mais importantes que as outras, todas são iguais! São irmãs!

Você pode gostar...