Homilia – 1º Domingo do Advento (28/11/2021) – “Como você pretende se preparar nestas quatro semanas para o Natal do Senhor?”

Meus irmãos e minhas irmãs, neste domingo nós iniciamos um novo ano litúrgico. A cada ano é escolhido um Evangelho para nossas reflexões. Neste ano, ano C, acompanharemos o Evangelho de São Lucas.

O ano litúrgico está centralizado em duas grandes festas: o Natal e a Páscoa. Em cada uma delas, há três momentos muito fortes e que nos fazem reviver a graça de Deus: o Advento, o Natal e a Epifania e, em seguida, a Quaresma, a Páscoa e Pentecostes.

 

Hoje, iniciamos o Advento. Serão quatro semanas de preparação para celebrarmos o Natal do Senhor!

 

Quando abençoamos a Coroa do Advento e acendemos a primeira vela, compreendemos a importância de prepararmos o nosso coração para celebrarmos o nascimento de Jesus.

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

 

A liturgia deste Tempo do Advento nos convida a esperar pelo Senhor, mas numa espera que deve ser acompanhada pela ESPERANÇA!

 

No Natal, nós celebrarmos um fato do passado: a vinda histórica de Jesus, prometida desde Abraão, fortalecida pelos profetas, esperada pelo povo e realizada em Belém, na Galiléia.

 

Mas, também somos chamados a lembrar um fato presente: a vinda de Jesus se faz presente na Igreja, pois Cristo continua sua presença conosco através de sua Palavra e da Eucaristia.

 

O Natal nos convida ainda a olharmos para o futuro e nos prepararmos para a segunda vinda de Jesus, no fim dos tempos.

 

Na Primeira Leitura (Jr 33, 14-16), o Profeta Jeremias nos ajuda a olhar o passado e entendermos como o povo sofreu no exílio.

 

Ao retornar deste tempo de tribulação, o povo está abatido e sem ânimo para retomar a sua caminhada.

O povo encontra tudo destruído e precisa recomeçar! Algo parecido com o que está acontecendo agora conosco, ao retomarmos nossas atividades depois deste tempo de pandemia.


Precisamos recuperar o ânimo e a coragem! A palavra do Profeta é muito atual para nós! Ele proclama a chegada de dias melhores e por isso diz: “surgira um descendente de Davi que assegurará a paz e a salvação


 

Recordando hoje essas promessas de Deus, o Profeta nos convida a eliminar qualquer saudade do passado e todo o medo do presente e termos um olhar de esperança para o futuro, de modo a continuarmos a nossa caminhada.

 

Na Segunda Leitura, (Ts 3, 12-4,2) tirada da Carta aos Tessalonicenses, São Paulo nos lembra que a comunidade precisa fazer uma experiência do amor recíproco.

É preciso olhar para o presente e observar que esta preparação e vigilância se dão no exercício do amor, da caridade e na prática da oração. É exatamente a isso que nos chama o Advento! Sem o amor, a caridade e o perdão o tempo do Advento pode ficar vazio e não significar nada!

 

O Evangelho (Lc 21, 25-28.34-36) nos permite olhar para o futuro! Jesus anuncia tempos difíceis, de sofrimento e perseguição no fim do mundo.

É um anúncio da segunda vinda de Jesus! Os sinais relatados no Evangelho são imagens utilizadas desde os profetas para nos falar do Dia do Senhor, quando Ele virá para nos libertar e levar-nos para o Seu Reino!

 

Há uma tendência muito grande nesta época de final de ano de ficarmos correndo de um lado para o outro, nos distrairmos com compras e confraternizações.

 


Com isso, podemos perder de vista que o Advento é um tempo de preparação do nosso coração para que compreendermos a importância de Jesus em nossas vidas.


 

Fiquemos atentos, pois há na linguagem do comércio, uma tendência de querermos cortar o advento e já irmos direto para o Natal, pois lá teremos as comilanças e presentes.

 

Mas lembrem-se: O NATAL É O NASCIMENTO DE JESUS!

Nós precisamos refletir um pouco mais sobre isso para que nosso Natal não seja marcado apenas por presentes, comida e bebida. Não podemos estar insensíveis ao que é realmente importante! Devemos estar vigilantes para não esquecermos o essencial.

 

No Evangelho, Jesus olha para o povo e diz: “fiquem em pé e levantem a cabeça porque a vossa salvação está próxima”. COMO VOCÊ PRETENDE SE PREPARAR NESTAS QUATRO SEMANAS PARA O NATAL DO SENHOR?

 

Você pensa em preparar um Natal de presentes, enfeites, músicas, festas, comida e bebida? Ou você quer um Natal Cristão, onde o mais importante é o nascimento de Jesus?

 

Natal: o nascimento de Jesus segundo grandes pintores | CASA.COM.BR

 

Por vezes, queremos até tirar a imagem de Jesus, Maria e José de nossas casas e colocarmos uma árvore de Natal no lugar. Com isso, esquecemos a simplicidade em que Jesus nasceu.

 


O verdadeiro Natal é vivido num clima de esperança, de advento, de participação profunda! É um tempo de vigilância para percebermos os sinais da presença de Deus entre nós! É um tempo que pede de nós oração!


 

Como você vai celebrar o Natal? Quem vai convidar para estar contigo? Sua ceia irá começar com música ou com uma oração agradecendo ao Senhor?

 

O Advento também é um tempo de conversão, de acolher e preparar nossos presépios e nosso coração!

O Natal será verdadeiramente cristão se tivermos em nosso coração um lugar para Jesus! Ou vamos ocupar nosso coração com alegrias vazias.

 

Precisamos fazer diferente! Precisamos recuperar o verdadeiro sentido do Natal, o significado do clima natalino, que não é de corre-corre, mas de oração e preparação do coração.

 

O Evangelho também nos diz que “na vinda do Filho do Homem, os homens vão desmaiar de medo”. Mas, não precisamos ter medo se estivermos preparados!

 


Tem medo quem não está preparado! Por isso, precisamos preparar nosso coração!


 

Que durante estas quatro semanas de Advento preparemos nosso coração e nossa família para celebrarmos o Natal. Esta festa deve ser preenchida de amor, perdão e alegria e não apenas de presente! Os presentes são passageiros e devem vir como detalhes, não como essencial!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

 

Manjedoura Vazia Banco de Imagens e Fotos de Stock - iStock

ELE ESTÁ PARA CHEGAR!

 

Você pode gostar...