Homilia – Festa de Nossa Senhora das Graças (27/11/2021) – “Fazei tudo o que ele vos disser (Jo 2, 5)”

Amados de Deus, hoje temos a alegria de celebrar a Santíssima Virgem com o título de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, ou como a Medianeira de todas as graças de Deus para nós!

Deus, Pai de Misericórdia, no misterioso desígnio de Sua Providência, a constituiu Mãe e Companheira do Redentor. A Mãe de Jesus foi escolhida desde o seu nascimento para ser pura e gerar na pureza o Filho de Deus!

 

A Virgem Maria é a Mãe da Graça porque foi a que trouxe em suas entranhas o Deus feito Homem, nos dando assim o próprio Autor da Graça. Por isso, dizemos: “Ave Maria, cheia de graça”.

 

Ela é Medianeira de todas as graças porque foi companheira de Cristo. Acompanhou os Seus passos nos momentos mais difíceis para que pudesse junto Dele trazer para nós a redenção e a glória eterna.

A mediação da Santíssima Virgem é a intercessão para o perdão que encontramos cada vez que pecamos ou esquecemos de Deus e de nossos irmãos.

 

Hoje, a liturgia nos fala da experiência de uma mãe que sempre olha para seus filhos.

 


Hoje também temos presente não apenas um título a mais para celebrar em honra à Virgem Maria, mas celebramos a certeza da intercessão da Mãe de Jesus por cada um de nós.


 

Esta intercessão está para além dos refrões repetidos em nossas orações. Sua intercessão é verdadeira, pois Ela olha cada filho como alguém muito amado e escolhido por Deus.

 

O Evangelho que ouvimos nos fala da Mãe de Jesus que está atenda às necessidades de seus filhos.

O que faz uma mãe quando observa a necessidade de um filho? Certamente, vai buscar ajuda para que seu filho consiga o que necessita!

 

A Virgem Maria é aquela que chega para o seu Filho Jesus e diz: “eles não têm mais vinho, não tem mais alegria”.

 

As bodas de Caná nos trazem uma reflexão profunda, pois não fala apenas de um simples vinho, mas de um símbolo de alegria.

 


A Virgem Maria observa que o povo do tempo em que Jesus começa sua missão está sem alegria. E, por isso, ela diz: eles não têm mais alegria, meu filho!


 

A resposta de Jesus pode não ser entendida por muitas pessoas, mas ela tem um significado profundo.

 

Ao dizer: “mulher, ainda não chegou a minha hora” Jesus está se referindo ao momento em que todos compreenderão que Ele é o Filho de Deus, o enviado para nos trazer a alegria e a salvação!

 

Hoje, nós estamos reunidos e passamos três dias refletindo juntos temas que nos ajudaram a compreender o amor da Virgem Maria por nós. Nesta comunidade, dedicada à Nossa Senhora das Graças, é possível ver sinais deste amor e da presença de Deus pela intercessão da Virgem Maria.

Esta é uma comunidade que se reúne mesmo em meio às dificuldades. E podemos ver sinais da graça de Deus no rosto de cada pessoa que deixa de lado seu egoísmo para fazer a comunidade crescer.

 

 

 

Por estes dias, ainda olhando esta construção – que não é nossa, mas nos é cedida por amor – observava que em cada tijolinho, mesmo nos que têm imperfeições, é possível ver o esforço dos que se reuniram para fazer os tijolos, subir os tijolos, pintar paredes e fazer de tudo para que aqui houvesse um lugar para celebrar.

 


Hoje, celebramos muito mais do que apenas um título a Nossa Senhora. Celebramos a nossa fraternidade, união e a capacidade que temos de amar e perdoar.


 

Celebramos a oportunidade de nos reunirmos como família, filhos de Deus e da Virgem Maria, sendo com Ela obedientes ao que o próprio Jesus disse do alto da cruz: “mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”.

 

Desse modo, nos fazemos obedientes para que a graça aconteça!

 

Assim como a Virgem Maria disse em Caná aos que serviam, hoje Ela repete a nós hoje: “fazei tudo o que ele vos disser”.

 


Quando nós fazemos a vontade de Deus ao invés da nossa o milagre acontece! Por isso, essa frase da Virgem Maria jamais poderá ser esquecida: Fazei tudo o que ele vos disser.


 

 

Que neste dia, celebrando a Mãe de Jesus, possamos olhar para Ela, ver seu exemplo e testemunho e colocar a nossa vida em serviço de amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Que Nossa Senhora das Graças nos conceda infinitas graças através de seu Filho Jesus a cada pessoa desta comunidade!

 

E que possamos juntos, como Família de Deus e filhos da Virgem Maria fazermos aquilo que ela pediu: “fazei tudo o que ele vos disser”.

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...