Homilia – Festa do Batismo de Jesus (09/01/2022) – “O Batismo nos lava do pecado original, nos concede uma vida nova em Deus, nos torna membros da Igreja e nos confirma como filhos de Deus”

Meus irmãos e minhas irmãs, é com alegria que nós nos reunimos neste dia para celebrar a Festa do Batismo do Senhor, concluindo o Tempo do Natal. A partir de amanhã inicia-se a primeira parte do Tempo Comum.

 

Neste dia, também queremos recordar e celebrar o nosso Batismo, nossa entrada na Igreja.

Você lembra a data em que foi batizado? Mesmo que tenha sido batizado quando criança, você pode buscar esta informação na lembrança do seu Batismo, entre seus documentos. Esse dia deve ser comemorado, pois é o dia em que você nasceu para a Igreja como Filho de Deus!

 

Hoje, a Liturgia nos ajuda a celebrar o Batismo do Senhor conscientes do significado do Batismo em nossa vida. Afinal, de pouco adiantaria recebermos o Batismo e depois esquecermos que fomos batizados.

 

A Primeira Leitura, do Livro do Profeta Isaias (Is 42, 1-4.6-7),cita o Messias como o Servo de Deus que vem de forma diferente, pois não irá “apagar o pavio que ainda fumega”, ou seja, não virá para destruir os pequeninos, mas para trazer ÂNIMO aos fracos e sofredores. Ele virá para trazer ao mundo a paz, a justiça, o amor e a fraternidade!

 

O Sacramento do Batismo tem essa função: resgatar aquele que está perdido, fazendo-o reconhecer-se como muito amado por Deus!

Trazer esta pessoa para a Igreja é devolver a ela a dignidade de Filho de Deus!

 

Na Segunda Leitura, do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 10, 34-38) vemos a narração de um Batismo muito importante para as comunidades cristãs do início no cristianismo: o Batismo de Cornélio.

Cornélio e sua família eram pagãos. Pedro vai visitá-lo e catequiza-o falando de Nosso Senhor Jesus Cristo e da importância da vivência em comunidade. Após este ensinamento, Pedro concluí: “de fato, compreendo que Deus não faz distinção entre as pessoas!”, ou seja, Deus olha para todos com muito amor!

 

Pedro faz esta conclusão, pois observa que estava diante de uma família pagã e mesmo assim eles aceitaram de bom grado todo o ensinamento de Jesus Cristo.

 


Naquele dia, Cornélio e toda a sua família foram batizados! Assim, naquele dia nasceu uma família para a Igreja! Nasceu uma família para servir!


 

Após o Batismo, a pessoa passa a fazer parte da Igreja e a comunidade se torna responsável por ela!

Ao ser batizada, a pessoa deve permanecer na Igreja, participando dos sacramentos e compreendendo o tamanho do amor de Deus por ela!

 

No Evangelho (Lc 3, 15-16.21-22), vemos o Batismo do Senhor. Antes de sair para anunciar o Evangelho, Jesus sente a necessidade de ser batizado. Quando chega até João, este lhe diz: “eu deveria ser batizado por Ti e tu vens a mim?”.

Por que Jesus Cristo quis ser batizado?

 

Mas, a resposta de Jesus é clara: “por enquanto, deixa que seja assim para que se cumpra a vontade de meu Pai que está no Céu”.

 

O relato de São Lucas é marcado por três sinais: o CÉU ABERTO, a POMBA e a VOZ DE DEUS.

 

O CÉU ABERTO:

Este sinal nos leva a compreender a manifestação de Deus!

Já havia 300 anos que Deus não falava com o povo através dos profetas e o povo já se sentia abandonado!

 


Agora, a graça de Deus se abre e chega a todo o gênero humano!


 

A POMBA

Desce em forma de pomba sobre Jesus o Espírito Santo!

A pomba também é o sinal de um novo tempo! Após o diluvio, a pomba aparece com um ramo verde no bico, como sinal de que as águas tinham cessado e se iniciava um novo tempo.

 


A presença do Espírito Santo em forma de pomba vem mostrar o início de um novo tempo, um tempo de graça!


 

A VOZ DE DEUS

“Tu és o meu filho amado, em Ti em ponho o meu amor”.

 


O batismo do Senhor é a confirmação de que Ele é o Messias!


 

Se no domingo passado celebrávamos na Epifania do Senhor a sua manifestação para todos os povos, hoje temos a confirmação de que Ele é VERDADEIRAMENTE O MESSIAS ENVIADO POR DEUS PARA VISITAR E SALVAR O SEU POVO!

 

Jesus mostra com seu Batismo que a sua missão é uma continuação do que havia sido dito por João Batista sobre a conversão.

 

O próprio João já tinha anunciado que depois dele viria alguém que batizaria com o Espírito Santo e de quem ele não era digno sequer de desamarrar a correia das sandálias.

O Batismo que outrora era um sinal de conversão, agora é confirmado pela Santíssima Trindade!

 

É importante lembrarmos que o Batismo é também um NOVO NASCIMENTO! Mais adiante vamos observar o diálogo com Nicodemos quando Jesus diz que é preciso nascer do alto: “o que nasce da carne é carne, e o que nasce do Espírito, é espírito” (Jo 3, 6).

Quem nasce do Espírito Santo vive a obra de Deus!

 


Na Cruz, ao ser transpassado pela lança, do coração de Jesus saiu sangue e água, Sacramentos para a Igreja: BATISMO e EUCARÍSTIA!


O que jorra de Cristo? | Cléofas

 

Quando os dois irmãos pedem a Jesus que um se sente a sua direita e outro a sua esquerda, Jesus lhes pergunta se eles podem ser batizados no mesmo batismo que Ele. Jesus estava falando do seu sangue, derramado por nós e que se tornou sacramento para a Igreja!

 

Notemos a importância de um sacramento, ele não pode ser esquecido!

Ao subir ao Céu e voltar ao Pai, Jesus deixa uma missão para os discípulos: “Ide por todo o mundo, anunciai o evangelho e batizai em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20).

 


O Sacramento do Batismo não pode ser negado a ninguém! Todo aquele que pede o Batismo à Igreja deve recebê-lo!


 

Caso a pessoa não tenha ninguém que possa ser seu padrinho, o Padre pode convidar alguém da comunidade para assumir este compromisso!

 

Se você ainda não foi batizado ou conhece alguém nesta situação, lembre-se que o Batismo é o nascimento para a Igreja! Nós precisamos ser batizados! O próprio São Paulo nos recorda em suas cartas que pelo Batismo nós somos reconhecidos como Filhos de Deus!

 

Batismo é fonte de vocação e comunhão com a Igreja de Cristo - A12.com

 


Outro ponto importante é que o Batismo não pode ser visto de forma supersticiosa. Ele não serve para a criança parar de chorar, para não adoecer ou para dormir bem a noite.


 

A água benta também não pode ser vista como umas superstição. Ela serve para recordarmos que fomos batizados e devemos nos comportar como uma pessoa de Deus!

Ao aspergirmos a água benta em nossa casa devemos nos lembrar que ali mora uma pessoa batizada!

 


O Batismo nos LAVA DO PECADO ORIGINAL, nos CONCEDE UMA VIDA NOVA em Deus, nos TORNA MEMBROS DA IGREJA e nos CONFIRMA COMO FILHOS DE DEUS!


 

Então, não adianta sermos batizados e nunca mais voltarmos à Igreja. Não faz sentido batizarmos nossos filhos e depois fugirmos da Igreja.

 

Por que você foi batizado? Por que você é católico?

Sou católico porque amo a Jesus? Sou católico porque desejo seguir os mandamentos? Quero servir meus irmãos? Quero viver a fidelidade ao meu Batismo? Se a resposta a estas perguntas for ‘sim’, você compreendeu a importância do Batismo e da Fé que você professa!

 

Agora, se você não conseguiu responder com uma afirmação é preciso refletir sobre o porquê você é um cristão católico!

 

Peçamos ao Senhor que nos dê forças para sermos fiéis ao Batismo que recebemos e à Igreja! E lembremo-nos que somos responsáveis por testemunhar o nosso Batismo e ajudar os irmãos a continuarem em sua caminhada.

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...