Homilia – Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (21/11/2021) – “O Cristo quer reinar em nossa vida para que a cada dia caminhemos melhor em direção a Ele!”

Meus irmãos e minhas irmãs, nos alegramos hoje como família de Deus por nos reunirmos nesta igreja e celebrarmos a Solenidade de Cristo Rei do Universo!

 

Com esta festa nós encerramos o ano litúrgico, concluindo uma caminhada como discípulos de Jesus e proclamando que ELE É O REI DO UNIVERSO, REI DE NOSSA VIDA!

 

Neste dia também damos graças a Deus por todas as famílias que trazem seus filhos para receberem a primeira Eucaristia.

Os pais são os primeiros catequistas! São eles que devem ensinar os filhos a rezar e iniciá-los no caminho da igreja. Depois, quando eles chegam aqui, inicia-se o trabalho do catequista. É o catequista quem dá às crianças as instruções necessárias para que sejam capazes de seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo em toda a sua vida.

 


O Reino de Deus é o centro da pregação de Jesus!


 

Contemplando os Evangelhos vamos perceber que em todo momento Jesus se esforça em falar do Reino de Deus.

 

Ele se utiliza de parábolas para, a partir de uma linguagem simples, fazer o povo daquela época compreender a importância e o significado do Reino de Deus.

Esse esforço se faz presente hoje na nossa história quando nos empenhamos em compreender o Reino de Deus e fazer com que ele aconteça em nossa vida.

 

Mas, que Reino é este?

 

O reinado de Jesus é diferente, pois é baseado na VERDADE e na VIDA! Ele mesmo disse Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6)

 

O Reino de Jesus também é um reino de SANTIDADE e de GRAÇA!

Somos chamados à santidade e, por mais que cometamos pecados e nos desviemos do caminho de Deus tropeçando nas dificuldades, ainda somos sua imagem e semelhança. E ele é Santo e nos chama a seguir os seus passos!

 

O Reino de Jesus é um reino de JUSTIÇA. Por isso Ele diz: “vinde a mim todos vós que andais cansados de carregar os seus fardos e eu vos darei descanso” (Mt 11, 28), pois o reino de Deus é para todos!

 

É um Reino de PAZ e de AMOR! Jesus mesmo ensina: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 13, 34)

 

Hoje é celebrada a Solenidade de Cristo Rei do Universo – Catedral  Metropolitana

 

Esta festa de hoje tem um destaque especial para Jesus diante da humanidade e do universo! Jesus também quer reinar no coração de cada jovenzinho e de cada adulto que hoje recebe a Eucaristia! Ele quer ser a sua força, coragem e esperança para caminhar neste mundo, mesmo em meio a todas as dificuldades e limitações!

 


O Cristo quer reinar em nossa vida para que a cada dia caminhemos melhor em direção a Ele!


 

As leituras que nós ouvimos também nos ajudam a compreender este Reino que acontece hoje, quando nos permitimos ouvir esta palavra!

 

Na Primeira Leitura (Dn 7, 13-14), o profeta Daniel nos fala que o Filho do Homem vem do Céu para instaurar  seu Reino e este reino não terá fim!

Este Reino é diferente, pois não está pautado em nenhuma riqueza deste mundo!

 

Naquela época, o povo de Deus estava sendo oprimido pela dominação dos gregos. Estes, queriam impor uma cultura pagã para o povo.

Este reinado não vinha trazer o amor, a paz e a concórdia. Mas estava lá para dividir, separar e fazer as pessoas perderem o seu referencial de vida!

 


Por isso, o profeta Daniel, numa visão noturna, contempla o Céu que se abre e de lá, Deus envia o Seu Filho para reinar sobre nós!


 

Igualmente, na Segunda Leitura do Livro do Apocalipse (Ap 1,5-8), São João nos lembra que o Reinado de Jesus consiste em conduzir todas as coisas, todas as pessoas para Deus! O homem e a criação, todos são de Deus!

Nós pertencemos a Deus e não a este mundo. Não pertencemos a nenhum poder deste mundo, mas apenas a Deus, pois Ele nos fez sua imagem e semelhança!

 

No Evangelho (Jo 18,33b-37), vemos um diálogo que revela o contraponto entre o poder de Jesus e as forças deste mundo.

Durante toda a sua vida pública, Jesus teve muito cuidado para não dar nenhuma interpretação política à sua missão. Todas as vezes que quiseram proclamá-lo rei, Ele não permitiu! Jesus sempre rejeitou estas situações, porque o reino de Deus não se mistura com os interesses desse mundo.

 

Próximo ao momento em que Jesus devia dar a sua vida na cruz, Ele fiou sozinho e abandonado até mesmo por seus amigos. Ele não tinha um exército para defendê-lo!

 

No tribunal de Pilatos, Jesus é interrogado: “Tu és o Rei dos Judeus?”  (Jo 18,33).

 

Jesus confirma a sua realeza e o sentido de seu reinado: “Eu sou Rei, mas o meu reino não é deste mundo. Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade e todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. (Jo 18, 37)

 

Jesus Cristo Ecce Homo Pintura De Juanes Na Tela 76cm X 55cm | Parcelamento  sem juros

 


A realeza de Jesus é diferente! Um rei que veio para servir a não para ser servido! Um rei que vem para salvar ao invés de destruir!


 

Jesus é um soberano capaz de aceitar uma coroa de espinhos. Enquanto tantos naquela época eram coroados com ouro, Jesus aceita os espinhos que lhe rasgam a face e fazem seu sangue descer!

 

Jesus é um rei cujo trono não foi uma cadeira de ouro, mas uma cruz no alto de um monte! Cruz que se tornou símbolo de vitória para cada um de nós!

 

O Reino de Jesus cresce e se manifesta na atitude de serviço de cada pessoa, como dos catequistas que dispõe o seu tempo para ensinar aos jovens o caminho da igreja, do reino de Deus!

 

O Reino de Jesus é de doação generosa em favor dos irmãos, onde cresce o respeito pelos outros! É um reino onde há diálogo, perdão, solidariedade, justiça, amor e paz!

 

O Reino proposto por Jesus, sem dúvidas, é um reino muito diferente e que já pode se fazer presente em nossa realidade quando nos reunimos como família para celebrar este Cristo, Rei do Universo!

 

O Reino de Jesus cresce como a semente que é lançada na terra para germinar e depois dar frutos. Como o fermento que é lançado na massa para fazê-la crescer.

Mas, compete a nós como discípulos de Jesus fazermos com que este reino seja uma realidade bem vivida em nosso mundo!

 


No Reino de Jesus cada pessoa tem um lugar específico, único no coração de Deus!


 

Hoje, assim como há mais de 2000 anos, muitos acham que o rei precisa ter dinheiro, poder, glória, bens… Precisa ter coisas! O reinado de Cristo, do contrário, existe para ter pessoas!

 

No Reino de nosso Senhor Jesus Cristo o mais importante são as pessoas! Cristo ainda hoje continua a nos repetir: EU NÃO SOU UM REI DE COISAS, MAS DO POVO! O REI DAS GENTES!

 

Jesus é um rei sem o poder que os homens tanto buscam.

Um rei sem a glória que os homens procuram!

Um rei sem os bens que os homens tão desesperadamente desejam para ter domínio sobre os outros.

 

Jesus nos convida a fazermos parte de um reino diferente e a participação neste reino deve nos trazer alegria, nos fazer festejar para que se realize em nós aquilo que rezamos na oração do Pai Nosso: VENHA A NÓS O VOSSO REINO!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...