Homilia – Quarta-Feira de Cinzas (02/03/2022) – “Convertei-vos e crede no Evangelho”

Amados de Deus, nesta Quarta-feira de Cinzas iniciamos o tempo da Quaresma. Neste dia também damos início à Campanha da Fraternidade, que este ano traz como tema FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO.

 

Nós iremos fazer uma caminhada de 40 dias refletindo, aprendendo, perdoando, fazendo penitência e nos preparando para celebrarmos a Páscoa do Senhor!

 

Na Bíblia, o número 40 tem um sentido muito especial: simboliza um tempo de preparação para um grande acontecimento, uma grande celebração, nesse caso a Páscoa do Senhor!

Recordamos com o número 40 que durou 40 dias e 40 noites o dilúvio, a preparação para uma nova humanidade mais temente a Deus, mais condizente com a proposta de Deus! Também durante 40 anos o povo de Deus passou caminhando no deserto em busca da Terra prometida, onde haveria leite e mel. Os habitantes da cidade de Nínive, durante 40 dias fizeram penitência antes de receberem o perdão de Deus. Durante 40 dias e 40 noites Elias caminhou até chegar à Montanha de Deus. Como se não bastasse, durante 40 dias e 40 noites, tanto Moisés como o nosso Senhor Jesus Cristo, jejuaram antes de iniciarem a sua missão.

 

O número 40 representação da Quaresma (40 dias), é também um tempo especial para nós, que fazemos parte da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um tempo especial para a conversão, para a renovação interior e para a preparação de nossa Páscoa – uma preparação que seja condizente com a nossa realidade, acompanhando os nossos sofrimentos e nossas fragilidades tão humanas.

 

O Carnaval passou! é tempo de tirar a fantasia e a máscara.  É tempo de acalmar os passos e o coração.

 


Ao marcarmos a nossa cabeça com a cinzas que serão abençoadas, iremos assumir de forma humilde e com sinceridade de coração que nós desejamos nos converter e crer do evangelho.



Esta será a frase dita pelos sacerdote e pelos ministros ao distribuírem as cinzas: convertei-vos e crede no evangelho.

 

As cinzas têm um significado importante: simbolizam o nosso nada, a nossa pequenez diante Daquele que nos criou a partir do pó da Terra, ao qual todos nós retornaremos, seja ao sermos sepultados ou cremados – retornaremos ao pó.

 

O Evangelho (Mt 6, 1-6. 16-18) que acabamos de ouvir nos fala da importância dos exercícios quaresmais, que jamais podem ser esquecidos por nós.

 

O PRIMEIRO EXERCÍCIO QUARESMAL É A ORAÇÃO, o nosso olhar para Deus de uma forma diferente! Esse tempo nos pede que olhemos para Deus como filhos muito amados que necessitam do Seu carinho misericórdia!

A oração nos ajuda a termos controle do nosso tempo e da nossas prioridades. Afinal, as vezes temos tempo para tudo: para dormir, para nos exercitar, para lanchar… Mas, no falta o tempo para Deus, para a oração! A Quaresma vem nos lembrar desse compromisso!

 

OSEGUNDO EXERCÍCIO QUARESMAL É A ESMOLA, a caridade, a doação! Um olhar atento para o nosso próximo! Se pela oração olhamos para Deus, com a esmola somos chamados a olhar para o outro.

Aqui, há também um pedido para nós: é preciso controlarmos os nossos impulsos, muitas vezes consumistas! Esse segundo exercício nos chama a olharmos para o irmão e a abrirmos nossos armários e nossos corações, pois tudo o que está acumulado em nossos armários pode ajudar aqueles que nada tem.

 

O TERCEIRO EXERCÍCIO QUARESMAL É O JEJUM. Este é um compromisso para comigo mesmo, um olhar para mim.

Precisamos controlar nossas vontades nossa gula!

 


Notemos que nos exercícios espirituais da Quaresma estão o olhar para Deus, para o próximo e para nós mesmos, de modo a sabermos como estamos conduzindo a nossa vida.


Será que estamos nos deixando levar pelas nossas vontades? Ou controlamos as nossas vontades ou elas irão nos controlar e assim perderemos os limites!

 

Esses três exercícios são os caminhos apontados por Jesus no Evangelho que acabamos de ouvir e eles nos ajudam a viver a Quaresma.

 

A Igreja no Brasil nos aponta todos os anos no tempo quaresmal uma reflexão que merece uma atenção muito especial: a CAMPANHA DA FRATERNIDADE!

Assessoria de Comunicação da CNBB e TV Aparecida produziram vídeos sobre a Campanha da Fraternidade 2022 - CNBB

 

Ela é para nós um caminho de conversão pessoal, que busca transformar a vivência do Evangelho numa expressão de comunhão, de partilha e de construção da verdadeira fraternidade.

 

Entre os objetivos desta Campanha está o despertar o espírito comunitário e cristão do povo de Deus, fazendo-o comprometer-se com a busca do bem comum, onde é necessário educar para a vida a partir da justiça, do amor e da fraternidade – exigências centrais do evangelho, Quando se ensina com amor também se aprende com o amor!

 

É preciso renovar a consciência, mas também a responsabilidade de todos na ação da Igreja! Todos nós somos mestres e aprendizes, somos professores e alunos!

O pai e a mãe são os primeiros professores que temos! Depois, somos formados pelos nossos catequistas e professores, seja no ambiente acadêmico ou religioso e eles dão continuidade a esse papel iniciado pelos pais.

 

Assim, precisamos olhar com muito carinho e com muito amor para a educação!

 

A Igreja pretende que cada homem, cada mulher, leigo e leiga se comprometam com uma Igreja educadora, humana e mestra – Mater et Magistra – Mãe e Mestra, para que não ensinemos qualquer coisa, mas aquilo que se faz necessário para a vida da pessoa.

 

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO e como lema: FALA COM SABEDORIA E ENSINA COM AMOR.

Como se faz importante a sabedoria e o amor na história da igreja, na história de nossas famílias!

 

A Campanha da Fraternidade também busca promover o diálogo sobre a realidade da educação no Brasil.

 

Não é segredo que muitas de nossas crianças e jovens estudam em condições desumanas! fazem sacrifícios grandes para poderem aprender!

 

Nos rincões de nosso país onde não há sequer transporte. crianças caminham muito para buscar o conhecimento! Mestres e professores que, ganhando verdadeiras misérias, colocam sua vida a serviço porque tem amor e se reconhecem como vocacionados.

 

Por fim, trago a vocês a mensagem do nosso Papa Francisco para este dia, na qual ele diz que o nosso olhar deve ser crítico ao receber as cinzas.

 


Que a cinzas não sejam mais uma máscara para encobrir as nossas limitações, mas sejam a revelação de nossa humildade.


 

Não se deve apenas fazer um pedido ao receber a cinzas, mas o compromisso de quem de fato deseja viver a Quaresma.

 

Para celebrarmos a Quaresma no espírito de renovação interior que a igreja nos propõe, é necessário seguirmos as práticas da oração, do jejum e da penitência.

 

Que conscientes desse gesto, esse símbolo que iremos traçar sobre nossas testas seja um exercício de humildade para compreendermos que a missão do Senhor começou com o jejum, e foi acompanhada da oração e de um olhar caridoso e amoroso para os irmãos

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...