A GRANDE PROMESSA | SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

As 12 consoladoras Promessas do Sagrado Coração foram relevadas pelo próprio Jesus em 1673 a Santa Margarida Maria Alacoque, uma jovem religiosa no mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, na França.

 

A GRANDE PROMESSA

“Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comungarem durante nove primeiras-sextas feiras do mês seguidas, a graça da penitência final; não hão de morrer em pecado e sem receber os sacramentos, servindo-lhes meu Coração de asilo seguro naquele último momento”

 

 

1. O que se deve fazer para alcançar esta graça extraordinária?

Nada mais do que disse Jesus, isto é, aproximar-se, com as devidas disposições, da Santa Mesa Eucarística, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, por nove meses consecutivos, e viver os valores evangélicos no dia a dia.

 

2. E termos também a certeza de receber os sacramentos antes de morrer?

Sem dúvida, se os sacramentos forem necessários para conseguir a salvação. Nesse sentido é que se deve entender a promessa do Sagrado Coração de Jesus. Como, porém, podemos nos salvar sem os sacramentos, assim Jesus não quis dizer que quem tiver feito a devoção das nove sextas-feiras receberá os sacramentos absolutamente, mas recebê-los-á se forem necessários. O certo é: que o devoto do Sagrado Coração não morrerá no desagrado de Deus.

 

3. Se depois de ter feito as nove sextas-feiras com as devidas disposições o cristão perder sua devoção, o que pensar dessa pobre alma?

Deve-se pensar que o Sagrado Coração terá tido compaixão dessa pobre alma, a qual, em seus últimos momentos de vida, terá achado o seu refúgio seguro neste Coração. De fato, Jesus prometeu, sem exceção alguma, a graça da penitência final a todos os que tenham comungado na primeira sexta-feira em nove meses seguidos; daí se crer que, no excesso de misericórdia do seu Coração, terá iluminado e tocado essa alma nos seus últimos transes com a sua graça, de modo que possa fazer um ato de contrição perfeito. Assim e não de outro modo é que se deve pensar, porque Jesus é fiel em suas promessas. Direi ainda mais: se para salvar essa alma fosse necessário um milagre, não há dúvida alguma que Jesus o faria, faria este excesso de misericórdia com a onipotência de seu coração.

Ademais, a experiência tem provado que quem teve a perseverança de fazer, em honra do Sagrado Coração de Jesus, nove Comunhões em nove meses consecutivos, sem nunca os interromper, dificilmente abandonará esta pia devoção. Na maioria das vezes, até sucede que esses devotos acabam por não só comungar nas primeiras sextas-feiras de cada mês, como também em todas as sextas-feiras do ano, não sendo raro o caso em que acabam por comungar todos os dias. E não é de admirar, por Jesus veio à terra para trazer o fogo do divino amor, e deseja somente que este fogo se acenda e arda em todos os corações.

 

4. Se alguém interromper as nove sextas-feiras por motivo justo, deverá começar de novo?

Sim, porque a condição posta pelo Sagrado Coração é expressa de modo claro e preciso; é indispensável, portanto, comungar nas nove primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos.

 

5. Quem faz as nove comunhões com a intenção de garantir o Céu, pensando, entretanto, consigo mesmo, continuar a pecar, pode ter confiança nessa grande promessa ado Sagrado Coação de Jesus?

Certamente que não, e até cometeria muitos sacrilégios, porque quem se aproxima dos Santos Sacramentos deve ter a firme intenção e vontade decidida de abandonar o pecado. Não é a mesma coisa ter medo de tonar a ofender a Deus por causa de nossa fraqueza e a calamidade da intenção de continuar a cometer pecados. No primeiro caso, a misericórdia de Deus nos abre seus braços e nos concede o perdão; no segundo, porém, ela se irrita e fica, por assim dizer, impelida a castigar.

 

6. Poderia indicar-nos quais são as devidas disposições para fazer bem as nove primeiras sextas-feiras a fim de merecer a graça da Grande Promessa?

Para merecer a graça da Grande Promessa é necessário:

a) Receber nove vezes a Santa Comunhão

b) na primeira sexta-feira de cada mês

c) e isso por nove meses consecutivos.

d) Aproximar-se da Sagrada Mesa não só em estado de graça e sem más intenções, mas também com a intenção de honrar de modo especial o Sagrado Coração de Jesus, que pediu estas comunhões em reparação da ingratidão e do abandono de que é vítima por parte de tantas almas e

e) renovar em cada comunhão a intenção de cumprir a devoção das nove sextas-feiras, a fim de obter o fruto da Grande Promessa, isto é, da penitência final.

 

Frei Salvador do Coração de Jesus

Livro A Grande Promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus

 


Sagrado Coração de Jesus, o que nos pedes é nove meses de intensa vida eucarística. Será mais bonito ainda, se em cada primeira sexta feira, quando recebermos a Eucaristia, tivermos um gesto solidário com algum irmão menos favorecido. Dai-nos a graça de perseverarmos sempre nesta  linda  devoção, nunca desanimarmos . Mesmo que soprem ventos contrários, confiaremos a vida plena por Vós prometida. Eu confio nas promessas do Senhor. Dai-me a vida, Coração de Jesus!


 

Santa Margarida Maria Alacoque – A mensageira do Sagrado Coração de Jesus | Revista Arautos do Evangelho

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

 

Do lado aberto pela lança, jorrou o sangue e a água que nutrem a Igreja. A espiritualidade que nos aproxima do Sacratíssimo Coração do Senhor deve ser sempre estimada pelos discípulos do Cristo, que devem assemelhar seu coração ao Coração do Mestre (Gabriel Nascimento)

 

Você pode gostar...