SIGNIFICADO E DEVOÇÃO AO SANTO TERÇO (ROSÁRIO)
Origem do Rosário
Na antiguidade, romanos e gregos possuíam o costume de coroar suas estátuas com rosas ou outras flores, simbolizando a homenagem e reverência que a elas prestavam. Adotando para si esse costume, as mulheres cristãs que eram levadas para o martírio, vestiam suas roupas mais belas e adornavam suas frontes com coroas de rosas, mostrando o enorme contentamento que possuíam de irem ao encontro do Senhor. À noite os cristãos recolhiam as flores, e por cada rosa recitavam uma oração ou um salmo pelas mártires. Daí nasceu o costume recomendado pela Igreja de se rezar o rosário, que consistia em recitar os 150 salmos de David, que eram considerados uma oração extremamente agradável a Deus. Entretanto, nem todos podiam seguir essa recomendação: saber ler naquela época era reservado apenas aos cultos e letrados. Para os que não podiam fazê-lo, a Igreja permitiu substituir os 150 salmos por 150 Ave-Marias. A este “rosário” se passou a chamar “o saltério da Virgem”.
Já no final do século XII, São Domingos de Gusmão rezando aflito pela conversão dos pecadores e pedindo a Deus uma solução para o problema da cristandade em sua época, foi agraciado com uma aparição da Virgem Maria que lhe recomendou a oração do seu saltério como arma para a resolução desse problema. São Domingos então passou a rezar o rosário e pregar sua devoção e obteve grande êxito nas suas pregações, trazendo para a Igreja uma multidão de convertidos e novos devotos da Mãe de Deus.
A devoção ao rosário foi crescendo ao longo dos séculos, sendo recomendada por muitos papas, santos e, em 1917, com as aparições de Nossa Senhora em Fátima e seus apelos para que se rezasse o rosário, ganhou um novo vigor na Igreja do mundo todo, se tornando uma oração cada vez mais enraizada no coração e na mente de todos os cristãos desde o mais alto clero ao mais simples fiel leigo, ganhando espaço nas famílias e nas comunidades que, reunidas, louvam e buscam se unir a Deus através da Virgem Maria pela oração do rosário.
O que constitui a oração do Rosário?
Rosário significa “coroa de rosas”, significando que quem o reza está tecendo para a Virgem Maria uma bela coroa de flores espirituais.
O Rosário é composto por vinte “mistérios” (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos depois da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas.
A primeira Coroa compreende os mistérios gozosos (segundas-feiras e sábados), a segunda os luminosos (quintas-feiras), a terceira os dolorosos (terças e sextas-feiras) e a quarta os gloriosos (quartas-feiras e domingos).
“Esta indicação, porém, não pretende limitar uma certa liberdade de opção na meditação pessoal e comunitária, segundo as exigências espirituais e pastorais e sobretudo as coincidências litúrgicas que possam sugerir oportunas adaptações” (Rosarium Virginis Mariae, n. 38).
As promessas do Santo Rosário
Tradicionalmente, é relatado que ao longo de suas aparições a São Domingos de Gusmão e ao Beato Alan de La Roche, Nossa Senhora conferiu ao rosário quinze promessas:
- Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
- Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.
- O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
- Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
- A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
- Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
- Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
- Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
- Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
- As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
- Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
- Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
- Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
- São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
- A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.
As Bênçãos do Santo Rosário
Do magistério dos papas, e também dos testemunhos ao longo da história, podemos identificar as seguintes bênçãos que conseguem aqueles que rezam o rosário completo ou seu terço:
- Os pecadores obtêm o perdão.
- As almas sedentas se saciam.
- Os que estão presos se verão livres.
- Os que choram encontram alegria.
- Os que são tentados encontram tranquilidade.
- Os pobres são socorridos.
- Os religiosos são reformados.
- Os ignorantes são instruídos.
- Os vivos triunfam sobre a vaidade.
- Os mortos alcançam a misericórdia por via dos sufrágios.
Vantagens de se rezar o Rosário
Por fim, São Luís Maria Grignion de Montfort, divulgador incansável da devoção à Virgem Santíssima, enumera as vantagens de se rezar devotamente o rosário:
- Eleva-nos insensivelmente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo;
- Purifica as nossas almas do pecado;
- Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos;
- Torna-nos fácil a prática das virtudes;
- Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo;
- Enriquece-nos de graças e de méritos;
- Fornece-nos com o que pagar todas as nossas dívidas com Deus e com os homens;
- Por fim, faz-nos obter de Deus toda espécie de graças.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!