Homilia – Solenidade da Ascenção do Senhor (16/05/2021) – Dia Mundial das Comunicações Sociais

No domingo, 16 de maio, foi comemorado o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em sua homilia, Padre Márcio falou sobre a ordem de Jesus no Evangelho “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15) refletindo esta passagem à luz das palavras do Papa Francisco em sua mensagem para este dia: “Vem e verás (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Esse ´vem e verás’ pressupõe sair daquilo que nos parece muito confortável e mover-nos, ir em direção às pessoas. Deixar de lado tudo o que é pronto, já estabelecido, para ir ao encontro de pessoas com suas dificuldades na realidade.

 

O Padre destacou que a realidade não é “um texto construído de forma muito bonita, passado por redações, supervisão, com um português impecável. Mas, de um sofrimento oculto e escondido”. Assim, é necessário irmos ao encontro das pessoas, deixarmo-nos ser tocados por elas, em suas realidades.

Todos somos chamados a ser testemunhas da verdade, de ir, ver e partilhar. Esse é o significado de ‘ir e anunciar o Evangelho a todos os povos’.

 

O Padre lembrou ainda da pandemia que estamos vivendo e refletiu sobre a importância da Pastoral da Comunicação neste tempo, principalmente através das transmissões das Missas, lives oracionais e reflexões. Destacou o quanto esta Pastoral nos aproximou de nossa comunidade, num momento em que não poderíamos estar juntos presencialmente.

 

Sua homilia foi finalizada com uma belíssima reflexão sobre a necessidade da comunicação na família, Igreja Doméstica:

As nossas famílias precisam ser um ambiente de comunicação, de oração. Precisamos de famílias que sejam igrejas e não verdadeiros ringues de lutas ou arenas de disputas.

 

Com pesar, lembrou de situações que ouvimos na mídia sobre a violência nas famílias, em muitos casos, levando à morte.

Neste dia em que rezamos recordando a Ascenção do Senhor, temos que lembrar também que na nossa família precisamos nos comunicar e comunicar o Evangelho, a Boa nova do Reino, para que as nossas famílias façam o caminho do discipulado. Que a minha comunicação saia de textos prontos e vá ao encontro de pessoas reais, com suas dificuldades, com sua fome, com seus sofrimentos para que o Senhor faça de nós um canal da graça para todos os nossos irmãos.

  

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO EM NOSSA PARÓQUIA

Atualmente, a Pastoral da Comunicação é coordenada pela Senhora Patrícia Marchezini e possui representantes em cada uma das comunidades.

Da esquerda para a direita: Mairiny, Robson, Gabriel, Nazareth, Patrícia, Padre Márcio, Gabriela, Luís Fernando, Ana Lúcia e Vilma – PASCOM Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito

 

PASCOM Santa Luzia e Santo Expedito

Você pode gostar...