Jubileu de Prata – 25 Anos de Vida Consagrada

Programação da Festa

DataHorárioEvento
06/03 (Quinta-feira)19h301º Dia do Tríduo
07/03 (Sexta-feira)19h302º Dia do Tríduo
08/03 (Sábado)17h3º Dia do Tríduo
09/03 (Domingo)10hFesta do Jubileu

No dia da festa (09/03) não haverá celebrações nas COMUNIDADES às 8h30 e às 10h.

História

Entre 1976 e 1977 por iniciativa do Diácono Franco Chippari Diácono e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fatima, situada no Bairro Ferrazópolis foi criada uma formação da pequena Comunidade denominada Santa Luzia. Neste período as Celebrações eram realizadas nas garagens das residências dos moradores.

Com o crescimento da região e de fieis e participação das famílias, com o incentivo do Diácono Franco e dos fieis Acerêncio Secolli, Miguel e Terê Rocelli tiveram a ideia de construir uma nova capelinha dedicada a Santa Luzia, primeira Padroeira.

Em Abril de 1979 a Empresa Luenca S/A de Empreendimentos, do conjunto da Construtora Saracantã, fez uma doação de um terreno à Mitra Diocesana da Santo André. E em 1980 foi construída a Capela Santa Luzia.

Com o crescimento das famílias e do bairro foi construída uma nova capela, erguida em “mutirão” e inaugurada em 1988, numa celebração Eucarística presidida pelo então Bispo Diocesano Dom Claudio Hummes.

No ano seguinte, 1989, foi oficializado o segundo padroeiro, Santo Expedito, passando a chamar-se “Capela de Santa Luzia e Santo Expedito”. Na ocasião foram trazidas e abençoadas as imagens dos respectivos padroeiros doados pelos fiéis. A imagem de Santa Luzia doada pela Família de Antônio Moretti Neto e a imagem de Santo Expedito pelos fiéis Sidinei e Romeo Coco.

E em 1º de março do ano 2000 Dom Décio Pereira desmembrou e assinou um decreto (protocolo. 1551, livro 33, folha 51) de desmembramento da Paróquia Nossa Senhora do Rosario de Fatima e criando a Paróquia de Santa Luzia e Santo Expedito. Nomeou também como primeiro pároco o Padre Guillermo Daniel Micheletti.

No ano de 2005 foi apresentado ao Padre Guillermo e a arquiteta Sra. Lilian uma planta para ampliação da igreja Paroquial, que teve seu início no ano de 2007. Foram enviados projetos para Alemanha, com sua aprovação começam as fundações e obras do Salão Paroquial.

Em 2008 foi feita e elevação da Cruz Fundamental para continuidade as obras. Também por esse tempo, no mês de maio de 2008, foi nomeando o primeiro vigário, Padre Nivaldo Lenzi, com a ajuda esporádica do Diácono Vicente (in memoriam). Depois pela necessidade pastoral foi nomeado como primeiro diácono da paróquia o Sr. Ismael Pereira da Silva.

Em 2009 os trabalhos que estavam paralisados foram reiniciados com a construção das paredes e estrutura do telhado, enquanto isso as celebrações eram realizadas na parte baixa da antiga igreja. Quando estrutura foi acabada, e demolida a parte antiga começaram pinturas internas e a troca do Sacrário da Capela do Santíssimo.

De 2011 a 2012 Padre Guillermo fica como Administrador Paroquial e é transferido para a Matriz de Diadema. Neste período assistiram na evangelização paroquial os padres: Paul, Francisco e Pe. Kakinda .

Em 2014 foi nomeado o segundo pároco Padre João José da Silva, que deu continuidade aos acabamentos da construção, pisos interno e externo, estacionamento e escadas.

Com a saída do Diácono Ismael em 2014, chega o Diácono Emérito Jorge (in memoriam), que fez sua Páscoa definitiva no ano de 2021, no Paraná para onde havia se mudado.

No final do ano de 2017 foi nomeado Pe. Roberto Miranda como Administrador Paroquial, e Diácono Jose Grassi também continuaram os trabalhos pendentes da igreja. No ano seguinte, 2018, pelo período de 3 meses ficou Pe. Gonize como administrador paroquial até a posse do Pe. Marcelo Moura, que em 2019 foi nomeado o terceiro Pároco, que com rifas de Fusca, deu continuidade aos acabamentos na Igreja Paroquial e manutenção das capelas.

Em novembro de 2020 foi nomeado vigário paroquial Pe. Marcio Alves, em dezembro do mesmo ano nomeado Administrador Paroquial e tomou posse em 30 janeiro de 2021. Em maio de 2022 é nomeado o quarto Pároco. Neste mesmo ano, em março, é nomeado o Diácono Everson para esta paroquia.

Os trabalhos de acabamentos continuam na igreja matriz com a pintura externa da igreja, reforma da parte interna do telhado e estruturas internas e troca dos bancos. Na comunidade São Paulo Apóstolo reforma da cozinha do salão e banheiros; comunidade Santa Clara e São Francisco reforma de toda parte interna e externa; comunidade Nossa Senhora das Graças e São Sebastião readequação e reforma dos espaços internos da capela.

Fotos