São Paulo Apóstolo

São Paulo Apóstolo

Dia: 29 de Junho e 25 de Janeiro (conversão)

Paulo – nascido Saulo – nasceu entre os anos 8 e 10 em Tarso, atual Síria. De família judéia, estudou na escola de Gamaliel em Jerusalém, culto sabia falar grego e muito provavelmente aramaico, fez carreira no Templo, chegou a ser sacerdote e era um ferrenho perseguidor dos cristãos, inclusive consentiu com a morte do diácono Santo Estevão (veja Atos dos Apóstolos 7, 54 – 8, 3.)

Paulo converteu-se em um encontro pessoal com Cristo quando estava a caminho de Damasco para perseguir um grupo de cristãos (veja Atos dos Apóstolo 9, 1-22). Desde aquele encontro trabalhou ferrenhamente pela difusão do cristianismo aponto de aclamar que foi o apóstolo que mais trabalhou. Fez quatro grandes viagens missionárias, o que lhe dá o título de Apóstolo dos gentios. Escreveu várias cartas inclusive algumas fazem parte da Bíblia.

No que se refere ao seu porte físico, diz-se que São Paulo Apóstolo era manco, tinha problemas de vista e era calvo, outra lenda diz que ele tinha por volta de 1,50 m.

Ele foi o autor das seguintes cartas:

Romanos, I e II Coríntios (reconhece-se que ele escreveu pelo menos 4 cartas aos Coríntios), Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus (carta anônima atribuída a Paulo, principalmente pelo modo de escrita).

O seu martírio comemora-se em 29 de Junho junto com São Pedro, o outro grande pilar da Igreja nascente. A festa de 25 de Janeiro é fundamentalmente da Igreja latina e relembra as grandes facetas de Paulo, que teve uma das maiores e mais importantes conversões da história.

São Paulo Apóstolo, o apóstolo dos gentios, o grande missionário, rogai por nós.