Homilia – 5º Domingo do Tempo Comum (06/02/2022) – “Deus não busca diplomas, mas olha o coração e a generosidade daquele que quer servir”

Irmãos e irmãs, estamos no 5º Domingo do Tempo Comum e acompanhamos a vida pública de Jesus, suas pregações e o anúncio da Boa Nova do Evangelho, cercada por milagres e transformações na vida das pessoas e na história do povo.

 

Neste domingo, a Liturgia nos faz refletir sobre o chamado de Deus em nossa vida, assim como Ele chamou a tantas pessoas, conforme nos é apresentado pelas Sagradas Escrituras.

 

No passado, Deus chamou a muitos homens e mulheres enviando-os para a missão de fazer realizar o seu projeto de amor! E hoje, Deus continua o seu chamado, mesmo que de formas diferentes.

Quando eu era adolescente e estava me preparando para ir para o seminário tinha uma dúvida muito grande, pois ouvia os padres e as freiras dizerem que tinham sido chamados por Deus para a missão. No entanto, eu nunca tinha escutado a voz de Deus falando comigo. Isso me preocupava e fazia com que eu questionasse o meu chamado: será que estava surdo ou dormindo e não o escutei?

 


Foi preciso estar na comunidade para compreender que Deus não grita conosco do alto do Céu, até porque nos assustaria se fizesse isso. Deus fala ao coração, no lugar onde estamos!


 

Assim, quanto mais participamos da comunidade mais nos sentimos vocacionados e, por amar a comunidade, colocamos nossa vida a serviço!

 

Deus nos chama de uma forma diferente da que queremos ou fantasiamos!

 

Às vezes nós podemos esquecer que fomos chamados por Deus, fomos escolhidos por Ele! Mas, não viemos a este mundo por acaso. Nem todos foram escolhidos para ser padres ou freiras, pois cada um tem um missão específica: ser pai, mãe, professor, médico, motorista…

 

Há diversas vocações presentes na sociedade e, quanto maior o número de vocações em uma comunidade ou em uma família, mais rica ela se torna, não pelo valor que recebe, mas pelo conhecimento que Deus deposita em cada um que faz o seu trabalho por amor!

Independente de qual seja o nosso trabalho, quando o realizamos com amor estamos expressando o chamado que Deus nos fez!

 

O belo texto da Primeira Leitura (Is 6, 1-2a. 3-8) nos fala sobre a missão de Isaías. E qual é esta missão? A de anunciar a boa nova a todos os que estão na escuridão.

 

Isaías estava no Templo, em oração. O anjo veio e tocou os seus lábios com uma brasa, purificando-o para a missão. Em seguida, Deus pergunta: quem eu vou enviar? E o profeta é sensível ao clamor de Deus: “estou aqui, envia-me!”

 

Observamos que a vocação se concretiza na comunidade. Se fico escondido em casa, o que estou fazendo com o dom que Deus me deu? Com a vida que Ele me presenteou?

Devemos nos perguntar todos os dias: estou feliz com minha missão? Com o trabalho que realizo? Com minha família?  Se falta algo, você precisa enxergar isso não como um empecilho, mas um desafio para avançar para águas mais profundas!

 

O texto da Primeira Leitura nos mostra que o profeta não tinha clareza de sua missão e não percebeu, num primeiro momento, que Deus o estava chamando. Mas, quando começou a fazer parte da comunidade conseguiu escutar a vontade de Deus!

 

Na Segunda Leitura (1Cor 15, 1-11) vemos o testemunho de São Paulo, que antes de sua conversão, perseguia aos cristãos.

Quando estava na estrada de Damasco, ele cai do cavalo. Esta queda é muito mais que algo físico, mas significa perceber diante de sua existência as dificuldades a que se deparou e como aquela realidade gerava apenas a morte.

Conversão de São Paulo: uma história de grandes lições…

 


São Paulo, diante dessa realidade vê que sua missão é muito maior! Fica cego para o mundo, mas enxerga o projeto de Deus!


 

Como é interessante nos questionarmos sobre a nossa vida, pois assim, percebemos que Deus não nos tira nada e nem nos impede de sermos felizes! Os desafios não são para que a gente desista!

 

Todos temos dificuldades e se olharmos para elas como um chamado para irmos mais adiante, conseguiremos vencê-las! Mas, se olharmos para as dificuldades e vermos somente um empecilho ou um “não” de Deus iremos, certamente, fraquejar!

 

No Evangelho (Lc 5, 1-11), vemos que Jesus estava pregando no Templo, mas foi expulso de lá. Ele então vai em direção ao Lago de Genesaré. Muitos o acompanharam. Ele subiu numa barca e continuou a anunciar a Boa Nova.

 


O Senhor é aquele que anuncia o Projeto de Deus onde está! Se não o receberam bem na sinagoga, não tem problema! Ele vai para outro lugar!


 

Este Evangelho nos leva a compreender que a nossa vocação não é diferente da vocação dos apóstolos: eles eram homens simples e que estavam pescando. Deus não busca diplomas, mas olha o coração e a generosidade daquele que quer servir!

 

Jesus escolhe homens simples, mas os adverte que não podem ficar na margem: “avancem para águas mais profundas”.

 

Esse avançar muitas vezes causa medo! Quantas vezes temos medo de assumir uma missão maior! Mas, é preciso ir além para que encontremos os peixes!

 Reproduções De Arte | Pesca Milagrosa, 1587 por Lodewijk Toeput (Il Pozzoserrato) (1550-1605, Belgium)

 

Aqueles homens se assustaram com o milagre que viram, a ponto de Pedro dizer: “Senhor, afasta-te de mim que sou um PECADOR”. No final do Evangelho, Jesus diz: “eu farei de você PESCADOR de homens”.

 


A diferença entre as palavras PECADOR e PESCADOR é de apenas uma letra: “S”. Faltava a eles a SANTIDADE!


 

O “S” da santidade faz uma grande diferença na vida das pessoas. Quando vivemos a nossa santidade conseguimos transformar as limitações em serviço a Deus!

Foi isso que fez São Paulo: transformou o pecado da perseguição em um grande serviço de anúncio do Evangelho. Ao invés de percorrer o mundo para perseguir, passou a anunciar!

 

Olhando a história do povo de Deus vamos notar que Ele chama a cada um de forma muito diferente!

 

Você consegue compreender o seu chamado?

Pode ser que Deus não tenha falado em alta voz com você, mas já o tenha chamado muitas vezes: quando você estava em oração, em adoração ou após receber a Sagrada Eucaristia. Ele pode ter chamado em meio às necessidades dos irmãos, da comunidade e da Igreja! Ele chama quando mais necessita!

 

Foi assim com os profetas e com os apóstolos! E o que disse Isaías? “Eis-me aqui, envia-me!”. O que disse São Paulo? “Senhor, que queres que eu te faça?” O que fizeram os apóstolos? Largaram tudo e o seguiram!

 

A nossa SANTIDADE acontece quando nos lançamos em meio aos trabalhos do Reino de Deus!

 

Por mais que você veja o seu trabalho como “mais um”, não esqueça: ali está a vontade de Deus para a sua vida! Está a sua missão, sua vocação!

Por isso, faça tudo com amor! Se fizer com amor, será a expressão da sua santidade! Se fizer com murmurações, não servirá de nada!

 

Rezemos hoje pela nossa vocação como família de Deus! Fomos escolhidos para estarmos neste mundo para favorecermos a alegria na vida de tantas pessoas! A santidade está em não vermos isso como uma dificuldade, mas como um degrau para chegarmos mais perto de Deus!

 

Que através de nossa vida doada, oferecida, sofrida, possamos sempre reconhecer o Dom de Deus para nos sentirmos amados pelo Senhor!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...