Homilia –Solenidade da Santíssima Trindade (12/06/2022) – “Precisamos olhar para a Trindade Santa para que possamos viver o amor em toda a sua profundidade”

Queridos irmãos e irmãs, louvado seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

 

É com grande alegria que nos reunimos hoje para celebrarmos a Solenidade da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

 

No domingo passado, celebramos a grande Solenidade de Pentecostes, na qual o Espírito Santo vem sobre nós para nos ajudar a sermos Igreja em missão, continuando a missão de construir o Reino de Deus.

 

A Trindade deve se fazer presente em todos os momentos de nossa vida: antes das refeições, diante dos problemas e em qualquer circunstância.

Acredito que todos vocês, logo ao acordarem, já coloquem suas vidas na presença da Santíssima Trindade, traçando sobre si o sinal da Cruz

 

A Solenidade que hoje celebramos não nos é dada para que possamos definir o mistério da Santíssima Trindade, afinal como o próprio nome diz, é um mistério!

 

Esse mistério que hoje celebramos serve para que possamos olhar a pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo como uma COMUNHÃO, uma unidade que serve como referência para cada um de nós que somos filhos amados de Deus e convivemos em nossa família e comunidade.

Precisamos estreitar os nossos relacionamentos uns com os outros.

 

Na Primeira Leitura (Pr 8, 22-31) ouvimos a narrativa de toda a criação: o Pai cria todas as coisas e a sabedoria está presente em tudo! Alguns estudiosos vão dizer que esta Sabedoria é a personificação de Jesus que já estava presente com o Pai. A igreja no Oriente vai atribui-la ao Espírito Santo.

 


Seja como for é a Trindade que está presente: três pessoas que estão sempre juntas realizando um projeto na unidade.


 

Este ícone russo do século XV é uma janela para a Santíssima Trindade

 

Assim, podemos contemplar com o salmista (Sl 8) a maravilha desta presença da criação: Deus cria o homem e entrega tudo aos seus cuidados.

 


Fomos criados como fruto do amor: o amor do Pai, e do Filho e do Espírito Santo quiseram dar vida para o ser humano.


 

Na Primeira Leitura ainda podemos contemplar e vislumbrar a presença de Deus em toda a criação, não apenas no ser humano, que infelizmente, nos dias de hoje, tem se distanciado do projeto de Deus, que nos fez a sua imagem e semelhança.

Precisamos reconstruir a imagem e semelhança de Deus na vida de cada um de nós, pois Jesus Cristo veio ao mundo para nos ensinar a gerar essa nova criação. A Vida Eterna vai acontecendo quando permitimos que Deus nos transforme. Assim, olhando para a nossa vida devemos perceber quais situações ainda precisam ser melhoradas

 

Hoje celebramos também o Dia dos Namorados. Esta é uma data comercial que, infelizmente, não tem a função de falar do amor e da entrega de um ao outro. Mas, não podemos desperdiçar esta oportunidade de falar do amor que deve haver entre os namorados.

É triste percebemos que hoje a constituição da família tem mudado. Antigamente, as pessoas se conheciam e se aproximavam mais antes de começarem a namorar. Em seguida, viviam o tempo do noivado, para só depois se unirem no Sacramento do Matrimônio.

 

Hoje não: as pessoas se encontram, ficam, ficam e não criam relacionamentos! São usadas umas pelas outras como objetos. Isso fere a nossa dignidade como filhos amados de Deus!

 

Precisamos nos entregar com o propósito de CONSTRUIRMOS UMA FAMÍLIA, pois a família é querida e amada por Deus! Não podemos deixar que essa mancha que vivenciamos nos dias de hoje se faça presente em nossa vida, do contrário, precisamos resgatar a nossa dignidade para que a família possa ser sinal do amor!

 

Se vivermos esse amor, vivenciaremos aquilo que de fato, move a Trindade Santa: A UNIDADE DO AMOR, mesmo que sejam três pessoas diferentes: o Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santificador.

 


Precisamos olhar para a Trindade Santa para que possamos viver o amor em toda a sua profundidade e não com o amor que o mundo vem nos apresentando.


 

Deus amou tanto o mundo

 

O amor pregado pelo mundo não é de entrega, de doação e de gratuidade, mas é um amor que sempre espera algo em troca.

Aproveitando mais uma vez o Dia dos Namorados, vemos que muitos casais se presenteiam nesta data esperando algo em troca. No entanto, às vezes, a outra pessoa não tem condições de dar um presente. Assim, esquecemos que o maior presente é a presença da pessoa na nossa vida. Movidos pela lógica consumista na qual estamos inseridos, vivemos buscando algo material em troca daquilo que damos para as pessoas.

 

Devemos viver a gratuidade do amor que Deus espera de cada um de nós!

 

No Evangelho (Jo 16, 12-15), Jesus está em seu discurso de despedida e diz: “eu ainda tenho muitas coisas a dizer, mas não sois capazes de compreender”. Aqui, Jesus não está chamando ninguém de ignorante e para compreendermos o que Ele quis dizer aos discípulos devemos olhar para nós: somos seres HUMANOS capazes de pensar, estudar e compreender, mas a Trindade Santa é algo DIVINO, ou seja, está fora da nossa compreensão e do nosso alcance.

Deus vive a eternidade e nós vivemos o tempo marcado por minutos! Não somos capazes de compreender plenamente aquilo que é próprio do Divino. Não conseguimos definir, de fato, quem é Deus, pois tudo o que podemos concluir está limitado à nossa compreensão humana.

 

É isso que Jesus disse para os discípulos e está dizendo para nós hoje: não somos capazes de compreender muitas situações em nossa vida, mas no tempo oportuno vamos entender o para quê de cada uma delas!

 

Muitas vezes, encontramos pessoas que dizem: “mas por que essa doença? Por que o câncer? Por que o Covid? Por que disso e daquilo?” No entanto, não podemos ficar buscando respostas, pois não vamos conseguir saber o PARA QUE das coisas e vamos entrar em crise!

 

Agora, se olharmos de forma diferente, confiarmos em Deus e que tudo serve para o nosso crescimento, vamos começar a fazer a nossa parte e Deus, certamente, fará dele! Assim, alcançaremos a resposta para aquilo que estamos buscando em nossa caminhada de fé.

 


Ao celebrarmos a Festa da Santíssima Trindade, somos chamados, enquanto Igreja, a vivermos essa unidade que deve se fazer presente na vida de cada um de nós.


 

Não é à toa que na próxima quinta-feira celebraremos a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A Eucaristia é COMUNHÃO!

 

Mas, muitas vezes, temos encontrado a divisão, a disputa e a rivalidade. Isso não deve se fazer presente em lugar nenhum, principalmente na igreja, para que possamos viver na unidade sendo sinais visíveis da graça de Deus para o mundo.

 

Nossas comunidades devem ser assim para que possamos testemunhar não apenas com palavras, mas com a nossa vida, que Deus é o centro de nossa história!

 

Assim, podemos caminhar para a Segunda Leitura (Rm 5, 1-5) na qual São Paulo diz que toda a tribulação tem um ‘para que’.

A tribulação deve gerar em nós algo que nos leve a termos Esperança. E a Esperança é o fundamento da fé, é o que nos leva a atravessarmos qualquer tempestade, qualquer sofrimento!

 

Nesse tempo que estamos vivenciando a Esperança torna-se fundamental na vida do ser humano. É a Esperança que nos leva a termos Fé! Sem Fé e sem Esperança perdemos o sentido da nossa existência e deixamos de praticar a Caridade.

 

Que ao olharmos para a Santíssima Trindade possamos encontrar o sentido de nossa existência e assim possamos atravessar as dificuldades, as tribulações e sermos sinais do amor de Deus para o mundo. É isso que o mundo precisa: pessoas que deem testemunho da fé e da busca a vontade de Deus!

 

Peçamos hoje à Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo que nos ajude a sermos pessoas de fé! Uma fé madura e que, de fato, saiba esperar que no momento oportuno Deus intervirá em nossa história e nos dará a resposta para os nossos problemas.

 

Eu não sei em que em cada um de vocês precisa ser melhor, mas que pela nossa Fé e Esperança tudo possa ser melhorado. Através da fé, tudo pode ser modificado em nossa vida porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações!

 

É este amor que deve nos mover pelos caminhos que Deus tem reservado para cada um de nós!

 

Que possamos caminhar na certeza de que a Trindade Santa se fará presente sempre em nossa vida na medida em que nos abrimos a ação dela.

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...