Homilia – 4º Domingo da Páscoa (08/05/2022) – “Cristo é o Bom Pastor!”
Meus irmãos e minhas irmã, estamos no 4º Domingo do Tempo da Páscoa, também chamado de DOMINGO DO BOM PASTOR.
Para compreendermos por que Jesus é o BOM PASTOR temos que entender o Evangelho (Jo 10, 27-30) de hoje.
No tempo de Jesus, o pastor era aquele que ia à frente do rebanho. Ele levava consigo um cajado – tal qual o utilizado pelo Bispo – e, com ele batia no chão para ver se o solo por onde ia conduzir as ovelhas era seguro. Esse cuidado se fazia necessário para que a ovelha não atolasse ou se machucasse.
O pastor estava sempre atento ao lugar por onde conduzia as ovelhas.
Além de levar as ovelhas para comer e beber, o pastor dormia junto a elas e cuidava para que o lobo não as atacasse. Assim, o papel do pastor tinha um significado muito grande de cuidado e de proximidade.
O pastor tinha o cheiro das ovelhas, porque ficava sempre com elas.
O pastor precisava estar sempre atento às ovelhas, de modo que fosse capaz de encontrar a ovelha perdida e auxiliar aquelas que estavam feridas.
No Antigo Testamento, a figura do pastor era muito comum para o povo de Deus. Muitos dos líderes de Israel foram pastores como Jacó e o Rei Davi.
Por este motivo Jesus utiliza a figura do pastor para dizer: “eu sou o bom pastor, dou a vida pelas minhas ovelhas”.
Certa vez, um homem perguntou a um pastor por que as ovelhas o seguiam. Ele achava que fosse devido ao cajado ou ao manto. Mas, o pastor lhe explicou que ainda que ele utilizasse o seu manto e seu cajado as ovelhas não o seguiriam, pois elas não seguem nada externo e sim, algo que vem de dentro: elas escutam, reconhecem e entendem a voz do pastor. É por isso que atendem quando o pastor as chama.
Depois de ouvir este Evangelho, não nos restam dúvidas de que Jesus é o BOM PASTOR, de quem precisamos ouvir a voz e compreender o que ele tenha nos dizer!
Ele é o BOM PASTOR que nos conduz mesmo por meio das dificuldades, pois como nos diz o Salmo ele estará sempre conosco nos segurando pela mão e nos chamando à confiança!
No Evangelho vemos duas missões: a missão do pastor e a missão das ovelhas.
A missão do BOM PASTOR pode ser dividida em três pontos principais: a primeira é dar a vida pelas ovelhas, a segunda, conhecê-las e a terceira, cuidar delas!
Não basta dar a vida de forma aleatória, é preciso conhecer as ovelhas! O Senhor nos conhece e nos chama pelo nome! Ele cuida de cada um de nós e por isso diz “ninguém vai arrancá-las de minhas mãos”.
NÃO RESTAM DÚVIDAS: CRISTO É O BOM PASTOR!
E qual é a missão das ovelhas? A primeira missão da ovelha é escutar ao BOM PASTOR, pois aquela que não o escuta, certamente se perderá do rebanho.
É preciso sermos obedientes! O obediente aprendeu a escutar e quem escuta torna-se obediente!
Além disso, a ovelha precisa conhecer ao pastor para que possa memorizar a sua voz e perceber as suas indicações.
Nós também precisamos conhecer a Jesus em profundidade e deixar que ele entre em nossa vida para compreendermos o que ele pede de nós!
A terceira missão da ovelha é seguir o pastor! Para isso, é necessário confiar nele!
A principal pergunta que devemos nos fazer hoje é se conhecemos a nossa missão! Não podemos ficar apenas com esta imagem bonita de Jesus, o Bom Pastor com a ovelha no colo. precisamos nos fazer uma ovelha obediente para compreendermos o que o Ele pede de nós!
Neste 59º dia Mundial de Oração pelas Vocações em sua mensagem ao mundo, o Santo padre dizia: “não sejam surdos ao chamado do Senhor”.
Esta é uma exortação muito forte! Se Ele te chama é porque precisa de você, sendo assim, não se oponha a este chamado. Não se deixe contaminar pelo medo que paralisa, mas deixe-se conduzir pela fé e pela confiança, lembrando sempre que o Senhor está ao seu lado!
Na Primeira Leitura (At 13, 14.43-52), tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o relato da primeira viagem apostólica de Paulo e Barnabé, na qual os dois se deparam com muitas dificuldades.
Eles foram anunciar Jesus aos judeus e estes o rejeitaram. Mas, Paulo e barnabé não se intimidaram e se dirigiram aos pagãos.
Enquanto os judeus se mostram indiferentes à Cristo, os pagãos, que sequer eram considerados como gente, respondem com alegria e entusiasmo, como ovelhas atentas a voz do Pastor! Assim, vemos como a palavra de Deus foi se espalhando por todas as regiões!
Precisamos ser obedientes! Quando nos apoiamos demais aos legalismos, não nos permitimos crescer e multiplicar os nossos dons! O senhor nos convida ao novo!
Precisamos olhar para nós e nos enxergarmos como ovelhas do Senhor, onde a obediência, a escuta e a atenção à sua Palavra devem ser constantes!
Hoje, celebramos o Dia das Mães e nelas também podemos ver traços do BOM PASTOR!
As mães aprenderam do Cristo BOM PASTOR a cuidar de suas famílias. Elas dão a vida e cuidam de seus filhos, ainda que sejam abandonadas por seus maridos. As mães compreendem o que os filhos sentem e até entendem o seu choro.
Neste dia, deveríamos olhar para nossas mães e pedir-lhes perdão pelas vezes que faltamos com a Caridade. Quantas vezes não soubemos agradecer o cuidado de nossas mães!
Que aproveitemos o dia de hoje também para agradecer o dom da vida de nossas mães! As mães são guerreiras, não se intimidam, assumem sua missão e são as primeiras catequistas e educadoras de seus filhos!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †