Homilia – Sábado Santo – Vigília Pascal (16/04/2022) – “A cruz não conseguiu prender o Cristo! O túmulo não foi suficiente. ELE RESSUSCITOU!”

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e área internaAleluia! Jesus ressuscitou! Aleluia! Feliz Páscoa!

Amados de Deus, a liturgia desta noite celebra o fato mais importante da história da salvação e o mistério mais profundo de nossa fé: A RESSURREIÇÃO DO SENHOR!

A liturgia de hoje é a mais rica e solene que celebramos! É a liturgia que resume todas as liturgias do ano!  E que alegria podermos, depois de 2 anos, celebrar de forma tão bonita e festiva este dia!

 

Iniciamos com a igreja no escuro, onde nos era difícil até vermos o irmão que estava ao nosso lado.  Mas, depois do Glória, toda a igreja foi iluminada: recebeu a luz e o colorido de Cristo, Luz do mundo, que vem para tirar as trevas do nosso coração e afastar o pecado e a morte!


A cruz não conseguiu prender o Cristo! O túmulo não foi suficiente. ELE RESSUSCITOU!


 

E por que Jesus ressuscitou tão depressa? Certa vez, uma criança disse a Santo Agostinho: “porque Jesus tinha pressa em consolar sua mãe que estava chorando, tinha pressa em consolar os discípulos que O amavam”.

Da mesma forma, Ele tem pressa em nos consolar, trazer uma palavra de ânimo para nossa vida, de modo a percebermos que a vida não é um constante sofrimento!

 

Dentro de nosso coração, assim como a Virgem Maria, devemos guardar essa grande alegria! Somos chamados a deixar sepultado todos os nossos pecados, nossas indiferenças, nosso orgulho e tudo o que não é bom, para darmos espaço a esta grande alegria: O CRISTO RESSUSCITADO!

A liturgia desta noite é o resumo de nossa fé! Se a entendermos bem, compreenderemos o motivo de fazermos parte da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Eu, particularmente, não consigo entender como um cristão católico pode faltar ao Tríduo Pascal! Por isso, muita gente não consegue compreender a Jesus, luz do mundo! Não consegue compreender o significado do batismo e nem a Palavra de Deus, por que no dia em que se resume toda a liturgia, a pessoa foi procurar tantas outras coisas banais e passageiras

 

Cada detalhe desta celebração é muito importante e tem sua razão de ser! Os quatro momentos fortes desta Santa Missa nos fazem entrar no mistério da salvação e compreender o grande amor de Deus por nós!

 


É missa! Não é só uma celebração, é uma missa! Até o livro que o padre usa para o ritual chama-se missal. É missa, recordação da Ceia, palavra que vem de ‘mesa’. Celebramos a Missa porque queremos estar em volta desta mesma mesa para juntos nos percebermos como discípulos continuadores do Mestre!


 

Por isso, a Liturgia da luz nos convida a iluminarmos as trevas do nosso coração e não apenas da igreja!

Somos preparados pelas Liturgias da Luz e da Palavra para a Liturgia Batismal, que daqui a pouco participaremos.

 

Por fim, na Liturgia Eucarística, que coroa todo este momento e toda a celebração desta Santa Missa, podemos compreender em profundidade como Cristo nos alimenta para continuarmos todo este ano!

 

Nesta Liturgia da Luz, Cristo, simbolizado pelo Círio Pascal, é trazido solenemente para um lugar de destaque na Celebração.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 


Do meio das trevas surge uma nova luz que irradia de forma progressiva! Por isso, a igreja foi se iluminando aos poucos e para todos os lados.


 

Diante deste Círio nós proclamamos o alegre Hino Pascal pela vitória de Cristo sobre as trevas e sobre o pecado!

 

As velas que carregamos em nossas mãos nos lembram que nos unimos a Cristo, afinal, todas elas foram acesas com a luz do Círio Pascal.

Iniciamos acendendo o Círio das comunidades que compõem a nossa Paróquia e a partir deles, a luz foi passada para todo o povo. Isso nos mostra que a partir da Igreja-mãe, de onde o Cristo ilumina, a Luz chega para todos!

 


Na Bíblia, o tema da luz é muito rico. Deus é luz, desde a criação: “Fiat Lux! Faça-se a luz!” Jesus se apresenta como luz: “eu sou a luz do mundo! Quem está comigo não andará nas trevas” e nos convida a sermos luz do mundo também!


 

Esta luz deve iluminar a nossa fé e nossa compreensão das Sagradas Escrituras. Por isso, a Liturgia da Palavra nos apresenta uma série de leituras, desde o Antigo ao Novo Testamento, que narram as etapas mais importantes da tão maravilhosa história da Salvação, para que, depois de compreendê-las, possamos nos concentrar no mistério de Cristo!

Não lemos a Bíblia toda nesta noite, mas os livros que nos fazem recordar a história da Salvação foram hoje resumidos para que compreendêssemos que o projeto de Deus se realiza e não está morto, ressuscitou!

 

Desde a criação, relatada no livro do Gênesis, vemos que Deus não quis ser feliz sozinho e para compartilhar a sua felicidade criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança!

 

Com suas limitações, o homem tentou estragar o projeto de Deus, mas em sua misericórdia, Deus restaurou esse projeto de amor! Quando o povo sofria na casa da escravidão, Deus o acompanhou por uma Páscoa, passagem, rumo à Terra Prometida. Deus escolheu um povo para promover a libertação!

 


A Páscoa dos judeus é para nós uma luz que nos ajuda a compreendermos a Páscoa que hoje celebramos: o Cristo rompe o véu da morte para chegar à luz!


Tal como os judeus que atravessaram o mar, nós demos passar pela água do Batismo para sermos novos cristãos!

O padre asperge as pessoas com água benta justamente para lembrar que fomos batizados e, assim, devemos testemunhar a nossa fé!

 

Na carta de São Paulo aos Romanos (Rm 6, 3-11), vemos uma bonita catequese: pelo batismo, participamos da morte e ressurreição de Jesus e nos comprometemos a uma vida nova!

 

E o que podemos compreender com o Evangelho (Lc 24, 1-12)? Tomadas de medo, as mulheres olhavam para o chão. Mas, os dois homens que lhes apareceram disseram: “por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está mais aqui. Ele ressuscitou como disse!”

 

Na Liturgia Batismal que daqui a pouco participaremos, a água que vem da fonte batismal é o símbolo da vida recebida no batismo!

Na Igreja primitiva, os cristãos eram batizados nesta noite! O batismo é a Páscoa dos cristãos!

 

E por fim, com a Liturgia Eucarística concluiremos todo esse grande momento! Ela é o memorial da PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO de Nosso Senhor Jesus Cristo! E este dia é renovado cada vez que participamos da Missa, sobretudo, da Missa dominical.

 

Cada domingo é uma pequena Páscoa, em que em que nos abastecemos da Palavra de Deus e nos alimentamos de Cristo! Por isso, a Missa dominical é um preceito!

 

Nunca falte à Missa dominical! Todo domingo, na celebração da Eucaristia vivenciamos esta Páscoa que não tem fim, de modo que ela nos transforme!

 

Pode ser uma imagem de flor

JESUS RESUSCITOU! ALELUIA!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...