Homilia – Solenidade de São José (19/03/2022) – “Depois da Virgem Maria, Mãe de Deus, nenhum outro santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como São José”

Meus irmãos e minhas irmãs, que alegria podermos celebrar hoje a Festa de São José, esposo da Virgem Maria!

 

A devoção a São José começou no Egito e, mais tarde, passou para o ocidente. Hoje, esta festa alcançou uma grande popularidade em todo o mundo!

No Brasil, a devoção a São José é muito forte em todos os Estados, especialmente no Nordeste. Prova disso, é a quantidade de pessoas que se chamam “José”.

 

Em 1870, o Papa Pio IV proclamou SÃO JOSÉ PADROEIRO UNIVERSAL DA IGREJA. A partir de então, a sua festa passou a ser celebrada no dia 19 de março.

 

Em 1955, o Papa Pio XII fixou o dia 1º de maio para celebrarmos SÃO JOSÉ OPERÁRIO. Por isso, São José tem duas datas a serem celebradas.

 


Segundo o Papa Francisco, depois da Virgem Maria, Mãe de Deus, nenhum outro santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como São José!


 

Na festa de hoje, é como se abríssemos um parênteses alegre e solene dentro da austeridade da Quaresma.

No entanto, a alegria desta festa não pode ser vista como um obstáculo para continuarmos a caminhar para a conversão, tão própria do Tempo Quaresmal!

 

Deus sempre tem um plano de amor para cada um de nós, já que ELE É AMOR, conforme nos fala São João em sua primeira carta. Pela dureza da vida, algumas vezes nós não compreendemos esse amor de Deus e até achamos que fomos abandonados por Ele.

 

Mas, quando retomamos a caminhada, reconhecemos que o amor de Deus nos acompanha sempre, em todos os momentos, sejam estes felizes ou difíceis.

 


Assim também aconteceu com o São José, pois Deus o acompanhou durante toda a vida, de modo que ele pudesse cuidar do Menino Jesus e da Virgem Maria


 

 

A promessa que Deus faz para seu povo é de que estará sempre presente em sua história: “eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho”.

 

Nos conta o Evangelho (Mt 1, 16.18-21.24a) que enquanto José estava pensando em abandonar a virgem Maria, um Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, pois ela concebeu graças ao Espírito Santo e, o menino que dela vai nascer será chamado o filho do altíssimo!”

 

Não deve ter sido fácil para São José ver que a virgem Maria, antes de passarem a conviver, ficou grávida. Sobretudo numa tradição tão patriarcal como a da época, determinadas coisas eram muito difíceis de se aceitar! Por isso, São José tinha pensado em desfazer o acordo matrimonial de forma secreta para preservar a Virgem Maria.

Mas, quando o Anjo do Senhor lhe aparece em sonho revelando que ele deveria ser um pai para o filho de Deus, ele aceitou imediatamente a missão e retomou aliança matrimonial com a Virgem Maria!

 


Assim, percebemos São José como um homem obediente, que aprendeu a ouvir a voz de Deus e a colocar sua vida a serviço! Por isso, ele é um modelo para todos os pais de família!


 

A Quaresma é uma boa ocasião para descobrirmos o que Deus espera de nós e reforçar o nosso desejo de pôr em prática a Sua Vontade! No entanto, muitas vezes essa vontade é difícil de compreender e achamos que fomos esquecidos por Ele, devido às dificuldades que se apresentam em nossas vidas.

José teve que fugir com a Mãe e o Menino para o deserto. Mas, isso não foi um motivo para que ele desacreditasse na promessa de Deus! Deus não é a dificuldade que se apresenta na vida, mas a força e a perseverança para continuarmos a caminhada!

 


São José nos ensina que o homem JUSTO é aquele que se AJUSTA a Deus e não reluta em obedecer quando é convocado, mesmo que isso seja para ele uma dificuldade!


 

José era um homem que mantinha a intimidade com Deus e conhecia os passos do Senhor! Da mesma forma, quando conhecemos as Sagradas Escrituras, torna-se mais simples compreendermos a vontade de Deus!

Por isso, São José conseguiu perceber a mensagem de Deus e tomar a decisão de assumir a Virgem Maria e cuidar do Menino Jesus.

 

São José é para nós um grande exemplo, pois cumpriu a sua missão segundo o projeto de Deus, deixando de lado até o seu próprio projeto pessoal.

 

Quando acolhemos e obedecemos ao chamado de Deus, também podemos nos considerar homens e mulheres justos, pois fomos capazes de dizer SIM ao projeto de Deus e NÃO às nossas próprias vontades.

 

Olhando para a história de São José, vemos que ele é um modelo para todos nós e nos inspira na vivência da fé e do compromisso com Deus. Olhando para ele, recordamos também a sua intercessão para sermos fiéis ao Senhor!

Olhemos para São José e contemplando seu exemplo, também coloquemos nossa vida à serviço!

 

Hoje, em muitos lugares no Nordeste começam as plantações para que no dia de São João Batista se possa fazer a colheita.

São José também é invocado como aquele que intercede a Deus para que o plantio seja farto!

 

Continuemos olhando para São José e contemplando nele o modelo de obediência, de oração e de serviço!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...