Santa Missa com Imposição de Cinzas
Você sabe qual o significado da imposição das Cinzas?
Com a imposição das Cinzas, a Igreja inicia sua caminhada de conversão do coração para a Páscoa do Senhor. Receber as Cinzas sobre a cabeça faz com que o cristão católico lembre de sua condição humana, frágil, transitória e exposta a falhas e retrocessos.
No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz uma das seguintes expressões: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te que és pó, e ao pó te hás de voltar’. A primeira expressão refere-se ao início da pregação de Jesus e nos lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão nos lembra nossa situação de fragilidade humana.
DE ONDE VEM A CINZA UTILIZADA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?
A Igreja determina claramente que nem toda cinza pode ser utilizada no rito de imposição. A cinza da Quarta-Feira de Cinzas vem da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas recebem a água benta e são aromatizadas com incenso.
POSSO LAVAR A CABEÇA APÓS RECEBER AS CINZAS?
Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Este é um sinal que recorda que “do pó viemos e para o pó retornaremos”, por isso devemos ter uma atitude de simplicidade. É necessário ser uma terra fértil, deixando que o grande agricultor, que é Deus, possa trabalhar os corações. Depois pode lavar a cabeça e guardar no nosso coração esse sentimento.