Homilia – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – Missa da Noite (24/12/2021) – “Jesus é a luz anunciada pelo profeta que veio para vencer as trevas, o pecado e a morte”

Queridos irmãos e irmãs, Feliz Natal!

É com muita alegria que nos reunimos nesta noite para celebramos o Senhor Ressuscitado que está em nosso coração!

 

Em meio à correria do dia de hoje, estamos juntos para celebrarmos o mais importante desta festa: O NASCIMENTO DO MENINO DEUS!

 

A Liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama o ser humano e por isso não o deixa perdido e abandonado ao sofrimento e à morte, mas envia seu próprio Filho, um menino simples, frágil e dependente!

O Menino Deus vem nos visitar e ser luz para todos nós! Não apenas na noite de Natal, mas durante toda a nossa caminhada neste mundo.

 

As leituras de hoje nos convidam a compreender quem é Jesus para nós e como ele é apresentado em nossa realidade.

 

O Profeta Isaias, na Primeira Leitura (Is 9, 1-6) nos anuncia a chegada de um menino da descendência de Davi e que vai inaugurar um novo tempo: tempo de alegria, de felicidade e de paz!

 

Por isso, no início da celebração o Padre fez o anúncio do Natal com muitas datas e referências no tempo e na história para dizer que Ele nasce na condição humana, revelando a divindade de Deus e dividindo a história!

A partir Dele, nós dizemos: ANTES DE CRISTO E DEPOIS DE CRISTO. Ele divide a história para nos mostrar que a promessa se cumpriu e que a partir de seu nascimento estamos sob a promessa que Deus havia feito ao povo.

 


Ao se completarem os nove meses, Maria revela para o mundo o Menino Deus, por isso, hoje queremos celebrar este menino que veio ser luz para nós!


 

O Menino Jesus nasceu para nós

 

No tempo do Profeta Isaias o povo da Galileia vivia nas trevas, no medo e sob a pressão e violência do Ompério Assírio.

 

De repente, surge a promessa de uma luz, um menino que será enviado por Deus para restaurar o Trono de Davi e restabelecer a paz, o direito e a justiça! Para trazer a vida!

Mais tarde, o Cristo dirá: “eu vim para que todos tenham vida”. Essa promessa alimentou o sonho e o futuro de muitos naquela época e deve nos alimentar hoje também, pois já vemos a promessa de Deus acontecer!

 


Jesus é a luz anunciada pelo profeta que veio para vencer as trevas, o pecado e a morte.


 

A Galileia vivia oprimida e se torna a imagem de um povo que tem a presença do menino Deus, trazendo esperança e a salvação.

 

O nascimento do Menino que celebramos nesta noite significa que o Reino de Deus chegou, que a promessa feita aos antepassados realmente foi realizada.

 

Acolher Jesus nesta noite é celebrar o seu nascimento e o projeto de justiça e de paz que ele veio trazer para todos nós!

Hoje, nos reunimos em torno da manjedoura, lugar de encontro, onde há espaço para todos! Na manjedoura de Jesus, todos se encontram: animais e pastores, pessoas simples e pobres, pois só consegue chegar a Jesus aqueles que tem humildade no coração, porque aqueles que não tinham a humildade se perderam no caminho e jamais encontraram o Cristo!

Padre Paulo Ricardo

 

O Evangelho (Lc 2, 1-14) desta noite nos fala da realização desta promessa, a mais esperada da história!

 

Em Belém entendemos que Jesus é o Messias, o descendente de Davi, anunciado pelo profeta. Belém é um lugar pequeno e afastado dos grandes centros, mas é exatamente este o lugar escolhido por Deus para seu Filho nascer.

 


A vinda do Messias traz a libertação e alegria, que são as maiores riquezas que o ser humano pode ter. E, a verdadeira alegria não pode ser comprada com dinheiro.


 

Celebrar o Natal é trazer presente todas as realidades: sofrimento e alegria!

Quantas dificuldades e enfermidades enfrentamos no ano de 2021, mas hoje, podemos dizer: até aqui nos acompanhou o Senhor!

 

O nascimento de Jesus apresenta a pobreza e a simplicidade que rodeava o povo daquela época.  E mais, a falta de lugar para se hospedar oportuniza que a manjedoura dos animais se torne o lugar para este nascimento.

 

Ao fazer de berço os panos improvisados, a visita dos pastores… Tudo nos faz entender que é na pobreza, fragilidade e simplicidade que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

 

Quem são as testemunhas desse nascimento?

Os pastores, gente simples, distante da realidade dos grandes centros. Pessoas marginalizadas, colocados ao lado dos publicanos e cobradores de impostos, longe daqueles que eram considerados importantes.


Tudo isso no indica que é para os pecadores, os marginalizados, os mais sofridos que Jesus veio!


 

Por isso, a chegada do Salvador é uma boa notícia e motivo de grande alegria para o povo daquela época, assim como também deve ser para nós.

 

A partir de agora, os pobres, os fracos, os marginalizados, os pecadores são convidados a fazer parte da comunidade dos filhos mais amados de Deus!

 

Neste clima de fraternidade, alegria e comunidade, como uma grande família, celebremos o Natal do Senhor, conscientes de que Ele nasceu para nos salvar e trazer a alegria que tanto precisamos para continuar bossa caminhada.

 

Um Feliz e abençoado Natal!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...