Homilia – 4º Domingo do Advento (19/12/2021) – “Quem aguarda o Salvador do mundo não pode esquecer a mãe desse Salvador”

Queridos irmãos e irmãs, já estamos bem próximos de celebrarmos o Natal do Senhor!

 

Durante todo o tempo do Advento, a Liturgia nos apresentou várias pessoas que prepararam o povo de Deus para a vinda do Messias como os profetas Jeremias, Baruc, Sofonias, Miqueias e o próprio João Batista.

 

Hoje, a liturgia nos apresenta uma mulher, a Virgem Maria, que trouxe ao mundo o Salvador!

Quem aguarda o Salvador do mundo não pode esquecer a mãe desse Salvador! Se quisermos entrar no espírito do Natal, devemos nos aproximar da Virgem Maria para compreendermos esse gesto tão bonito de colocar a vida a serviço!

 

A Virgem Maria soube sempre se colocar a serviço de Deus e do próximo, afinal ela não apenas disse SIM a Deus e ficou quietinha em seu lugar, mas transmitiu em gestos concretos o seu SIM.

 

Por isso, ela se coloca à disposição de sua prima Isabel, de idade avançada.

 

As leituras deste domingo nos fazem sentir esse clima de Natal que tanto esperamos.

Embora em meio ao corre-corre, não podemos esquecer esse gostinho do Natal que se aproxima, da família reunida! Devemos perceber a graça de Deus que chega a nós através daqueles que nos visitam trazendo um pouco de alegria!

 

Na primeira leitura (Mq 5, 1-4a), o profeta Miqueias nos fala do lugar humilde onde deve nascer o Messias, o Filho de Deus! Ele não nascerá numa cidade grande e importante, como Jerusalém. Mas, em um povoado pequeno e desconhecido.

 

Se olharmos os textos bíblicos vamos perceber que é exatamente de Belém que sai o Rei Davi.  É também nesta pequena cidade onde é sepultada a esposa de Israel.

 

Belém é uma cidade pequena, mas que não deixa de ter a sua importância para a história e para a religiosidade do povo daquela época.

 

O profeta anunciava: “ele não sairá de uma família rica e poderosa, mas de uma família pobre e humilde. Agirá como um simples pastor, para conduzir o seu povo”.

 

O que nos diz o profeta Miqueias é o que mais tarde vamos ver em Jesus Cristo, quando ele conduz o seu povo, quando promove a cura e a libertação de tantas pessoas! O profeta vem trazer uma mensagem de ânimo para o povo que esperava a vinda do Messias.

 

A carta aos Hebreus (Hb 10, 5-10) nos mostra que Jesus estabelece uma relação profunda de comunhão e proximidade com Deus e com os homens.

Se nos perguntarem o porquê Jesus veio a este mundo, nós devemos responder exatamente o que está na carta aos Hebreus: ele veio para que compreendêssemos o amor de Deus por cada um de nós, que nos criou à sua imagem e semelhança! Na natureza humana, Jesus era igual a nós. Na natureza divina, nos revelou o rosto de Deus Pai!

 


A visita do Filho de Deus aconteceu para que a distância entre Deus e o ser humano fosse estreitada! Ele veio para nos tirar do pecado e para que entendêssemos a importância da santidade.


 

A visita de Jesus não foi uma visita qualquer, pois Ele veio promover a liberdade e nos dar a verdadeira Vida!

 

Desse modo, é preciso termos bem claro o motivo pelo qual Jesus veio a este mundo, o porquê Ele nasceu em uma cidade pequenina e numa família simples.  Estas respostas precisam ser muito claras para nós para que possamos compreender o real sentido do Natal do Senhor.

 

Devemos compreender também que em nossa condição de pobres Deus se faz presente, pois Ele preferiu os pequeninos.

Ele poderia ter nascido num berço de ouro, ter descido direto do Céu, mas preferiu nascer em uma família simples. Para isso também nos serve o presépio, para que ao olharmos para ele compreendamos que Jesus nasceu na simplicidade. É nessa simplicidade que podemos compreender a maior prova de amor de Deus por nós!

 


A liturgia de hoje nos convida a olhar para a Virgem Maria e perceber no rosto Dela a delicadeza de um Deus que quer visitar e se fazer presente na vida de seu povo. Ele quer servir!


 

O Evangelho (Lc 1, 39-45) nos fala do encontro de duas mães que vibram de alegria com a realização da promessa de Deus.

A Virgem sempre responde às nossas saudações

 

Isabel, concebeu na velhice. Aos olhos do mundo já não tinha a possibilidade de ter filhos. Aqui, vemos a promessa de Deus se realizando.

 

Após o anúncio do Anjo à Virgem Maria, Ela não apenas dá o seu SIM a Deus, mas põe-se a caminho e apressadamente vai visitar sua prima Isabel, pois soube que ela havia concebido na velhice.

O mais interessante é que o Evangelho diz que Maria subiu apressadamente à região Montanhosa. Quem vai à Terra Santa percebe de forma muito nítida a diferença entre o local em que Maria estava, cheio de verde, e a região onde Isabel morava, uma terra árida e alta.

 

Maria deixa de lado aquilo que lhe é agradável e prazeroso e vai para um lugar difícil apenas para servir.

 

Com Maria aprendemos que na humildade podemos servir e isso nos faz grandes, pois nos ajuda a reconhecer o Dom de Deus em nossas vidas.

 

Notemos que quando colocamos a nossa vida a serviço vemos a vontade de Deus se realizar.

 

Não servimos porque é algo bonito, mas porque temos consciência da graça de Deus que nos chama a sair daquilo que nos é confortável para trabalhar pelo Seu Reino.

 

Hoje, podemos aprender três coisas fundamentais com a Virgem Maria para nos prepararmos para o Natal do Senhor:

 

  1. É PRECISO LEVAR JESUS NO CORAÇÃO!

Se não temos Jesus em nosso coração, não conseguimos enxergar a grandiosidade de graça de Deus que está a nossa volta.

Maria levou Jesus a Isabel! Levou o que tinha de mais precioso! Por isso, Isabel fica tão feliz ao receber a visita de Maria, a ponto de a criança pular de alegria em seu ventre!


Preparar-se para o Natal significa fazer Jesus nascer em nosso coração e revelar esse grande amor com nosso sorriso e nossa alegria.


 

Ícone Nossa Senhora de Guadalupe grávida

 

  1. REVELAR A ALEGRIA DE ENCONTRAR A FAMÍLIA E OS AMIGOS!

Nestes dias, valorize os encontros com sua família e seus amigos! Receba-os com amor, assim como Isabel recebeu Maria!

Quando Jesus está presente em nosso coração, podemos sentir a mesma alegria ao encontrarmos nossos amigos!

 

  1. EXERCITAR A CARIDADE!

Maria foi às pressas visitar Isabel para colocar-se a serviço! Nestes dias que nos aproximamos do nascimento do Senhor, também nós podemos com alegria e através de pequenos gestos expressar a nossa caridade para com aqueles que convivem conosco.

 


A frase mais importante desta semana deve ser: COMO POSSO AJUDAR?


 

Essa frase nos traz uma consolação muito grande! É tão bom quando estamos atarefados e alguém se disponibiliza a nos ajudar.

No meu 5º ano de sacerdócio, eu cuidava de um padre bem velhinho e que estava com um câncer terminal. Estávamos apenas nós dois na Casa Paroquial e eu me perguntava como faria para celebrar a Missa daquela noite, pois não tinha ninguém que pudesse ficar cuidando dele. Próximo ao horário da Missa, uma freira me ligou e perguntou se poderia me visitar. Ao chegar, ela ofereceu sua ajuda e eu pedi que ela ficasse com o Padre, lhe desse comida e cuidasse dele até eu retornar da Missa.

 

Foi uma alegria tão grande, pois eu precisava de ajuda e alguém de dispôs a ajudar! Esta é uma frase que gostamos muito de ouvir, mas que também temos de nos habituar a falar: EM QUE POSSO AJUDAR?

 

Aprendamos com a Virgem Maria e com Ela chegaremos até Belém.

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...