Homilia – Solenidade de Todos os Santos (07/11/2021) – “Ser santo é transformar a vida num ato de louvor, de fidelidade e compromisso com Deus, consigo mesmo e com o semelhante”

Queridos irmãos e irmãs, que alegria podermos hoje nos reunir na casa do Senhor para celebramos esta Solenidade de todos os santos e santas de Deus!

 

Hoje, a Igreja nos convida a lembrar de muitos homens e mulheres que já partiram desta vida, mas que aqui foram capazes de testemunhar o batismo e o anúncio da Palavra que receberam.

Neste dia proclamamos a alegria da certeza de que muitos destes nossos irmãos, e até nossos parentes e amigos, ressuscitaram e participam agora da eternidade, intercedendo por nós que aqui seguimos caminhando.

 

Apesar dos nossos pecados e limitações, a Misericórdia do Senhor nos lava de todo o pecado e essa consciência deve nos acompanhar desde o catecismo que recebemos quando crianças, até os dias atuais.

 


O Senhor nos lava de todos os pecados para sermos santos e nos tornarmos sua imagem e semelhança, pois ELE É SANTO!


 

A liturgia deste dia é uma verdadeira proclamação da maior prova de nossa fé: a certeza da ressurreição e da Vida Eterna.

 

As leituras de hoje nos fazem compreender que todos nós somos chamados à santidade:

– Pelo batismo que recebemos;

– Pelo anúncio da boa nova do Evangelho;

– E pela fidelidade que temos e assumimos.

 

O Livro do Apocalipse, do qual foi tirada a Primeira Leitura de hoje (Ap 7, 2-4.9-14), foi escrito num contexto de muitas dificuldades, onde os cristãos eram perseguidos e martirizados.

Solenidade de Todos os Santos: Neles vemos a vitória do amor, afirma o Papa Bento XVI

 

Então, São João usa muitas figuras de linguagem e números para falar sobre o que acontecia e recordar a promessa que Jesus havia feito: a VIDA ETERNA!

 

A primeira leitura nos fala de um número: 144 mil. Este é um número simbólico, pois resumia a totalidade de todos os povos de Israel.

Na compreensão deles, este era o número que representava toda a humanidade! E é exatamente a este grande número que é reservado o Reino de Deus, ou seja, para todos! O caminho da santidade é para todos os que vivem o seu Batismo à luz da Palavra de Deus!

 

Na Segunda Leitura (1Jo 3, 1-3), São João nos afirma que somos filhos de Deus, afinal, Jesus veio exatamente para revelar que DEUS É AMOR e que nós somos FILHOS deste Deus tão amoroso!

 


O Amor de Deus transforma os filhos em verdadeiros irmãos de Nosso Senhor Jesus Cristo! Ser santo é VIVER A COMUNHÃO COM A TRINDADE! Quem vive a santidade, vive unido ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!


 

No Evangelho (Mt 5, 1-12a), Jesus nos aponta o caminho para sermos santos e, por isso, fala das BEM-AVENTURANÇAS.

Cada uma das bem-aventuranças revela um pouco da nossa identificação como cristãos. Vivê-las é estar no caminho certo para a santidade!

Sermão da Montanha, itinerário de santidade

 

Mas, quem são os santos?

 


Ser santo não significa ter uma coroa na cabeça ou asas nas costas.  Ser santo é transformar a vida num ato de louvor, de fidelidade e compromisso com Deus, consigo mesmo e com o semelhante!


 

E como é difícil ser fiel e honesto!

Certa vez, eu fui almoçar com cinco colaboradores após um treinamento. Depois de comermos, me dirigi ao caixa para pagar a nossa refeição. Em seguida, pedi um cupom fiscal para comprovar o valor. A senhora do caixa me perguntou: “em que valor?” Eu lhe respondi que deveria ser no valor correspondente ao que comemos. Ela então me explicou que em diversas situações as pessoas pediam a ela que fizesse o cupom fiscal num valor muito maior que o da compra, para pedirem o reembolso na empresa e ficarem com o excedente.

 


Esta situação me deixou surpreso e me perguntei como as pessoas podem se perder por tão pouco? Como se deixam perder, perdem sua santidade, sua honestidade e compromisso por valores tão pequenos!


 

Isso tudo sem falar sobre as ilusões que chegam a nós pelos nossos olhos e ouvidos, ou ainda quando nos deparamos com realidades que fantasiamos ou desejamos.

 

Viver a santidade significa renunciar a tudo isso! Discernirmos e percebermos onde estão as armadilhas do inimigo que quer nos tirar do caminho da santidade.

 

Ser santo não é um privilégio apenas de alguns. A santidade é para todos nós que abraçamos o nosso Batismo e todos os outros Sacramentos, como a Eucaristia e a fidelidade no Matrimônio!

Eu posso ser santo e continuar sendo santo quando vivo os Sacramentos, não apenas na igreja, mas em qualquer lugar onde eu estiver!

 

Eu transmito a minha santidade quando transformo minha família num local de convivência saudável, de amor e oração! Se assim não faço, se não deixo que o Senhor conduza a minha casa, com certeza o inimigo irá invadi-la e tomar a direção.

 

Ser santo é deixar-se conduzir pelo dom de Deus, o dom do Amor! Os santos são pessoas como nós, que ainda hoje caminhamos rumo ao nosso Deus pelo testemunho da fé e da fidelidade aos sacramentos que recebemos.

 

A Festa de hoje nos faz lembrar muitos destes santos do nosso tempo que não tem seus nomes gravados nas praças ou num Cânone da Igreja, mas que aqui testemunharam que viveram a sua fé!

 

Por que a Igreja tem um dia para celebrar todos os santos?

 

TODOS SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE, nos diz a Lumen Gentium! Por isso, o objetivo desta festa de hoje é homenagear tantos homens e mulheres que morreram no Senhor, conhecidos ou não, mas que deixaram-se levar pela vontade de Deus, conforme escrito na primeira carta aos Tessalonicenses: “esta é a vontade de Deus: a santidade para vós!”

 

Para sermos santos, o Senhor nos deixou alguns meios:

– Os Sacramentos;

– A Igreja;

– A Oração

– A Palavra de Deus!

 

Então, nos perguntemos: nas nossas famílias, há tempo para a oração? Há espaço para a Palavra de Deus? Podemos esperar frutos de santidade em nossa casa, em nossa família?

 

Ser santo não é nunca ter errado ou pecado, mas ter reconhecido o erro, se arrependido de dele e retomado a caminhada!

 


Como está a sua santidade? Você consegue ser fiel ao batismo que recebeu? À Eucaristia que recebeu? Você consegue ser fiel ao Sacramento do Matrimonio? Se a resposta para todas essas perguntas for sim, você está na direção certa para a santidade!


 

Não permita desviar-se do caminho da santidade! Não se deixe conduzir por contravalores, por pequenas ilusões, nem sequer se deixe conduzir pelas grandes ilusões! Não se deixe conduzir pela obra do maligno!

 

LEMBRE-SE: VOCÊ NASCEU PARA SER SANTO, IMAGEM E SEMELHANÇA DO CRIADOR!

 

Que durante toda essa semana fiquemos atentos às nossas atitudes, à nossa vivência de oração e ao testemunho de fé que somos chamados a dar. Assim, vamos corresponder à santidade a que fomos chamados pelo Senhor!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...