Homilia -19º Domingo do Tempo Comum (08/08/2021) – “A força para as famílias está no Pão Vivo descido do Céu”

Meus irmãos e minhas irmãs, que alegria podermos celebrar o Dia dos Pais e fazermos a abertura da Semana Nacional da Família!

Este ano, a Igreja traz como tema para a Semana Nacional da Família “a alegria do amor na família”. São dois elementos muito importantes para o seio familiar: ALEGRIA, porque quando uma família vive sem alegria, não consegue trabalhar ou ter esperanças. E o AMOR, porque onde não há amor não há caridade!

 


Onde falta o amor também falta entendimento e comunicação. O amor gera comunicação, compreensão, fraternidade e perdão.


 

Hoje, a liturgia nos fala da preocupação que Deus tem em oferecer ao ser humano o PÃO DA VIDA, que alimenta não apenas o corpo, mas também alimenta espiritualmente cada pessoa, cada a família! No seio familiar, todos precisam sentir-se amados, respeitados, bem quistos e felizes! Do contrário, o desânimo tomará conta e se irá em busca de outros caminhos, impossibilitando a comunicação.

Em um tempo tão moderno em que nós falamos tanto de comunicação e vemos a sua importância, por vezes, em nossas famílias ela não está presente. Falta comunicação entre os pais, entre os filhos, entre esposo e esposa e assim, estes ruídos acabam por fazer as pessoas não se compreenderem.

Portal Vida e Família

 

Possivelmente, esse seja o desafio a ser superado no interior de nossas famílias. É preciso intensificar e trazer à tona a comunicação através da oração e do sentimento. Precisamos saber o que cada pessoa está sentindo para poder ajudá-la.

Quantas pessoas foram direcionadas a precipícios por falta de uma palavra, de um aconselhamento, de um abraço e, ao invés disso, receberam uma reclamação? Por vezes, nós preferimos repreender, mas esquecemos de abraçar! Um puxão de orelha depois de um abraço é bem mais suavizado!

 

A Primeira Leitura (1 Rs 19,4-8) nos mostra a experiência do profeta Elias que, perseguido pelo rei por denunciar a sua falta de justiça, se mostra cansado, faminto, abatido e desanimado. Adormece debaixo de uma árvore, desejando a morte: “tira-me a vida, Senhor, porque não sou maior que meus pais!”. Ele reconhece a grandiosidade de seus pais e pede ao Senhor que lhe tire a vida.

No entanto, Deus não o abandona! Manda um anjo que lhe diz: “levanta-te e come, porque o caminho é longo”.  Na nossa caminhada, como precisamos da presença de Deus que chega até nós com uma jarra de água ou com um pedaço de pão para saciar ou preencher o vazio que temos em nosso coração, em nossa família!

 

O profeta Elias é consolado em Deus para continuar a caminhada, para não desistir. Elias, fortalecido por aquele alimento vindo do céu, continua o seu caminho de 40 dias e 40 noites até o monte de Deus (Horeb).

VOCÊ PODE SUPERAR AS PIORES DORES E CRISES!! - Pode CrerPode Crer

 


O seguidor de Jesus que caminha pelo deserto da vida, pode sentir o cansaço, o desânimo e a tentação de deixar tudo. Mas, como Elias, deve despertar do sono, comer do “Pão do Céu” e, fortalecido, retomar o caminho até chegar ao monte santo.


 

Na Segunda Leitura (Ef 4, 30-5,2) tirada da belíssima carta que São Paulo escreve à comunidade de Éfeso, o apóstolo nos mostra o caminho que as famílias devem seguir para que cada pessoa se sinta valorizada: “irmãos, sede bons um para com os outros”.

 

A bondade é muito importante no seio familiar! “Sede compassivos, perdoai-vos mutuamente como Deus vos perdoou por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

No Evangelho (Jo 6,41-51), Jesus chega a Cafarnaum e se apresentara como o “Pão” descido do céu para dar vida ao mundo.  Muitos começam a murmurar e a questionar: “não é esse o filho do carpinteiro?”, “nós não conhecemos a sua mãe? Sua mãe não é Maria? Como é que ele diz que desceu do Céu?” E Jesus diz: “não murmureis, porque ninguém vem a mim a não ser que seja enviado por meu Pai”.

 

ELE É VERDADEIRAMENTE O PÃO DO CÉU!

Participantes da natureza divina

 

As leituras deste domingo nos trazem uma mensagem muito importante para as famílias e sobretudo para os pais. COMO É SER PAI HOJE, num mundo que se transforma tão rapidamente, que enfrenta todo tipo de dificuldades? Quantos pais hoje se sentem cansados e desanimados como o profeta Elias?

 


Onde buscar a força quando tudo parece perdido? Jesus nos dá a resposta: “Eu sou o Pão da Vida”. Essa força nos é dada no pão vivo descido do céu, que é Jesus, presente no meio de nós na EUCARISTIA e na sua PALAVRA.


 

As palavras “PAI” e “PÃO” se fazem presentes na oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais no Céu… O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. O Pai tão necessário para ser o referencial para seus filhos. O pão tão importante para o alimento do povo!

 

Neste dia em que nós iniciamos a Semana Nacional da Família podemos compreender que somente o verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus!

Se o amor não for verdadeiro, não provoca alegria! Se o amor for de aparências no máximo gera sorrisos frios. O amor precisa ser verdadeiro para trazer alegria ao coração, à família, à sociedade!

 

A Igreja nos faz redescobrir os valores da vida em família! Uma família nova, que acredita no futuro, que vive a esperança de que dias melhores virão! Uma família com a capacidade de rezar, de pedir e confiar na providência de Deus.

Para que mesmo serve uma família?

 

Não podemos ser famílias que vivam simplesmente de lembranças e de dizer: “nós éramos tão felizes. Nós tínhamos tantas coisas boas”.  Precisamos viver no presente, reconstruir e recuperar a alegria hoje, em nosso cotidiano, para nos lançarmos à esperança de dias melhores.

Não importa a dificuldade que você, pai ou mãe de família está passando, o mais importante e grandioso é que a graça de Deus está com você, em sua família e no temor do seu coração. Talvez, você esteja com dificuldade de enxergar, mas ela está aí, pois onde o ser humano passe por dificuldade Deus está também para trazer a jarra, o pão e dizer: Levanta e come porque o caminho é longo!

 


Não existe família perfeita, porque somos limitados! O que existe é família que olha para o Autor da Perfeição e tenta se aproximar mais dele!


 

Nesse dia, em que recordamos os nossos pais, dê graças a Deus pelo pai que está ao seu lado, porque muitos gostariam de ter os seus pais presentes e já não podem!

Que nesse dia o nosso coração se alegre em dizer: muito obrigado, papai, por ter cuidado de mim!  Que nossa oração e nosso agradecimento ao Senhor sejam por Ele ter nos dado nossos pais e nos ter concedido a vida.

 

Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo †

Você pode gostar...