7ª PROMESSA | SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

As 12 consoladoras Promessas do Sagrado Coração foram relevadas pelo próprio Jesus em 1673 a Santa Margarida Maria Alacoque, uma jovem religiosa no mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, na França.

7ª PROMESSA:

As almas tíbias se tornarão fervorosas

 

Sagrado Coração de Jesus (1800) | Tela para Quadro na Santhatela

A tibieza é o estado de mornidão da alma. É uma frieza espiritual, uma falta de motivação mais profunda, um desinteresse pelas coisas do alto. Para o tíbio, tudo é “mais ou menos”: ele é mais ou menos caridoso, mais ou menos fervorso, mais ou menos piedoso, etc. E, apesar de buscar não cometer mais pecados mortais, não faz esforço suficiente para combater os pecados veniais e lutar contra as suas más inclinações.

A pessoa tíbia não é assídua na oração, na leitura da Palavra, na prática das virtudes. Enfim, é mais ou menos cristã.

A tibieza não é agradável a Deus. Ele mesmo esclarece isso no livro do Apocalipse: “conheço as tuas obras: não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te”. (Ap 3,15-16)

A tibieza, aos poucos, nos afasta de Deus e nos faz nos desinteressarmos de nossa própria salvação. Por isso, é tão importante estarmos unidos ao Coração ardente de Jesus! Ele promete dar fervor às almas tíbias que, com seu desistenresse, desagradam a Deus! No Coração Santo de nosso Senhor nossa fé será inflamada e nos tornaremos mais convictos do que cremos! Na chama de amor do Coração de Jesus seremos consumidos e nos será agradável tudo aquilo que se refere a Deus! Nele, ganharemos um novo ardor e uma verdadeira vontade de alcançar o Céu! Nada nos será difícil ou custoso de mais se depositarmos toda a nossa vida no Sagrado Coração.

 


“Sagrado Coração de Jesus, livrai-me da tibieza, da frieza espiritual. Dai-nos sentir aqui na terra o sabor das coisas do céu. Mesmo nas horas do fracasso, da tristeza e do desanimo, livrai-nos da falta de zelo no vosso serviço e ensinai- nos a sentir a força do amor e do fervor, na hora da alegria e do sofrimento. Eu confio nas promessas do Senhor. Dai-me o fervor, Coração de Jesus.”


 

Santa Margarida Maria Alacoque – A mensageira do Sagrado Coração de Jesus | Revista Arautos do Evangelho

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

 

Do lado aberto pela lança, jorrou o sangue e a água que nutrem a Igreja. A espiritualidade que nos aproxima do Sacratíssimo Coração do Senhor deve ser sempre estimada pelos discípulos do Cristo, que devem assemelhar seu coração ao Coração do Mestre (Gabriel Nascimento)

Você pode gostar...