Homilia – Solenidade da Santíssima Trindade (30/05/2021) – “Só compreende o mistério da Santíssima Trindade quem aprendeu a amar!”

Em 30 de maio, celebramos com toda a Igreja a Solenidade da Santíssima Trindade. Em sua homilia, Padre Márcio nos ensinou que neste dia não devemos orientar nossos esforços em tentar decifrar o mistério de um Deus em três pessoas e sim, contemplarmos o Amor de Deus presente na humanidade.

 

Muitas vezes, ao pensarmos no Mistério da Trindade, podemos imaginar que se trata de um segredo a ser revelado. No entanto, Deus é um mistério que para nós já se revelou em Nosso Senhor Jesus Cristo através do Espírito Santo. Jesus nos revelou o rosto de Deus!

 

O Padre relembrou que DEUS PAI nos criou à sua imagem, que DEUS FILHO se fez homem e nos visitou em nossa própria condição e que quando retornou para o Pai nos enviou DEUS ESPÍRITO SANTO, com a promessa de que estaria conosco todos os dias até o fim do mundo (Mt 28,20):

Assim, a Festa da Trindade nos convida a refletir sobre o mistério da vida íntima de Deus: de um Deus que se faz PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO; de um PAI que cria, mas que acompanha a criação e não a abandona; de um FILHO que visita a criação e que nos liberta; e de um Espírito Santo que nos acompanha. Assim, temos o Pai Criador, o Filho Redentor e o Espírito Santo que permanece conosco.

 

Em suas reflexões, o Padre explicou que a primeira leitura, tirada do Livro do Deuteronômio (Dt 4,32-34.39-40), nos fala do Deus da Aliança: o PAI que com sua sabedoria e amor criou o universo e até hoje o conduz com sua Palavra. Esta Palavra deve estar presente em nossa vida, pois apenas ela pode nos fazer alcançar realmente a felicidade. O amor de Deus é tão grande que Ele se tornou próximo ao homem, como revela a carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,14-17), a ponto podermos chamá-lo “Abba!”, palavra grega que significa ‘papaizinho’.

Quando se diz ‘Abba’ não se está dizendo apenas pai em um sentido vazio, mas se está chamando a Deus de Papaizinho amado e reconhecendo a importância Dele em nossa vida!

 

A partir desta realidade, podemos compreender melhor o Evangelho (Mt 28,16-20) e a dupla missão dada aos apóstolos: fazei discípulos e batizai em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Para ressaltar a importância da Trindade nesta ordem de Jesus, Padre Márcio cita a Didaqué (Primeiro Catecismo da Igreja – Séc I), na qual está indicado que o essencial no rito do Batismo é que se diga: eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

 

O Padre finaliza refletindo que nossa maior dificuldade em entender o mistério da Trindade – um só Deus em três pessoas – reside justamente em nossa falta de amor, o que gera a dificuldade de comunhão uns com outros, muitas vezes em nossa própria família:

Só compreende o mistério da Santíssima Trindade quem aprendeu a amar. Por amor Pai, Filho e Espírito Santo assumem o Projeto de Salvação. É o amor que gera entendimento e compreensão. Por isso, a Santíssima Trindade é a comunidade mais perfeita que existe: nela há amor! E é esse amor que é derramado em nosso coração para que jamais esqueçamos que fomos batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e que essa Trindade Santa nos acompanha todos os dias de nossa vida!

 

Ícone da Santíssima Trindade

Andrei Rublev

Você pode gostar...