SIGNIFICADO E DEVOÇÃO À MEDALHA MILAGROSA

Em julho de 1830, Nossa Senhora apareceu a Catarina Labouré, uma noviça da Congregação das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo e que vivia na França. A Virgem Maria lhe falou de grandes sofrimentos e perseguições, mas aconselhou:

“Catarina, em todas as vossas preocupações vinde falar ao meu Imaculado Coração”.

No dia 27 de novembro do mesmo ano, enquanto estava na capela para o momento da oração comunitária, Nossa Senhora novamente apareceu à Catarina: ela estava em pé sobre um globo e pisava uma serpente. A Virgem assim lhe disse:

“Este globo que vês representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular”.

 Nossa Senhora também trazia um pequeno globo nas mãos, o qual ela disse simbolizar a França. De repente, o globo desapareceu e os braços da Virgem se estenderam para a terra. Dos dedos, ornados com anéis de pedras preciosas, desciam raios de luz:

 

“Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem.”

 

Catarina notou que havia anéis dos quais não saiam raios de luz ou dos quais estes raios não atingiam a terra. Nossa Senhora lhe explicou que estas eram as graças que ela desejava derramar, mas que as pessoas não pediam.

 

Catarina relata:

Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Ouvi, então, uma voz que me dizia:

 “Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança.

Então, o quadro se virou e Nossa Senhora mostrou como deveria ser o desenho impresso no verso da medalha:

 

Eis o simbolismo:

Letra M: Monograma de Maria

Letra I (deitada): Monograma de Jesus (Ieshua)

A cruz e a letra I simbolizam o calvário. É importante notar que o M (Maria) está aos pés da cruz, representando a exata cena no momento da crucificação e morte de Jesus.

 12 estrelas: As 12 tribos de Israel, os 12 Apóstolos, as 12 estrelas da Mulher do Apocalipse.

 Há também a representação do Sagrado Coração de Jesus (coroado de espinhos) e do Imaculado Coração de Maria (transpassado por uma lança). Ambos, com uma chama em seu topo, representando que os Sagrados Corações ardem de amor pela humanidade.

 

MILAGRES

Pouco tempo depois desta aparição, uma avassaladora epidemia de cólera matou mais de 20.000 pessoas em Paris. As irmãs distribuíram a medalha que Nossa Senhora havia mandado cunhar e logo começaram a ser relatados vários casos de cura, bem como de proteção contra a doença. Assim, a medalha ficou conhecida como Medalha Milagrosa. Pouco tempo depois, a devoção se espalhou por toda a França e hoje está presente no mundo inteiro!

Catarina Labouré morreu mais de trinta anos depois, ainda como freira de clausura no convento de Paris. Seus restos mortais foram encontrados incorruptos em 1933. Ela foi canonizada em 1947 pelo papa Pio XII.

 

                     

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS                SANTA CATARINA LABOURÉ

ROGAI POR NÓS!

Você pode gostar...