Introdução

O que é um Sínodo?

A palavra “Sínodo” tem origem no grego “synodos” e significa: caminho feito com os mesmos pés, isto é, em conjunto. Foi traduzida para o latim como “concilium”, que quer dizer: assembleia. O é, por isso, uma assembleia que reúne sacerdotes, leigos e consagrados desta Igreja local, escolhidos para auxiliar o Bispo Diocesano no exercício da sua função, para o bem de toda a comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito em conjunto, com a participação de todos.

Por quê de um Sínodo em Santo André?

A inspiração para a realização do Sínodo Diocesano em Santo André surgiu da identificação da madura caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja Local. Esta caminhada é identificada pelas Assembleias Diocesanas de Pastoral e pelos 7 Planos Diocesanos de Pastoral. As Visitas Pastorais Missionárias realizadas ao longo de 2016 e a instalação da 100a Paróquia também fomentaram a busca por um “programa de afirmação da fé, conversão e missão”. Neste sentido, o Bispo Diocesano a todos quer escutar e convidar a um estado permanente de evangelização/missão, estado que corresponda aos desafios pastorais atuais contextualizados da Igreja no Grande ABC.

Qual a duração do Sínodo Diocesano ?

            A caminhada de preparação para o Sínodo Diocesano decorre desde novembro (13/11) de 2016 com a Celebração de Apresentação do Decreto de Convocação e está prevista para terminar em novembro de 2016 – data em que se reúne a Assembleia Sinodal, convocada pelo Bispo Diocesano.

Quais os temas propostos?

O tema geral para a caminhada sinodal é: “O sonho missionário de chegar a todos”. (Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’, nº 31).

Os temas específicos serão apresentados ao bispo no dia 13 de novembro e no dia 3 de dezembro.

Quem pode participar? Como?       

Desde os jovens até aos mais idosos, todos são convidados a dar o seu contributo. Sempre em grupo, comunidade, com as paróquias, regiões pastorais, movimentos, associações, congregações religiosas, entre outros. A Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano disponibiliza, em cada um dos 2 trimestres, um Guia de Leitura (serão dois guias) que auxilia e orienta os grupos na sua reflexão. Os membros sinodais serão aqueles convocados pelo bispo a partir dos ofícios exercidos na Diocese (Párocos/Administradores Paroquiais, Coordenadores Diocesanos de Pastorais, Movimentos e Associações, Membros dos Conselhos Regionais de Pastoral entre outros) e, em alguns casos particulares, haverá convites pessoais. 

Quais são os materiais do Sínodo?

Compõe os materiais do Sínodo Diocesano: O Regulamento do Sínodo, que explicita o que é o Sínodo, os participantes, os procedimentos prévios e posteriores e, por fim, o regulamento das sessões.

O Guia 1 – Os Princípios da Fé, que propõe a primeira reflexão, uma formação, um momento de oração comunitária e algumas perguntas. Neste há um apêndice para a elaboração dos relatórios paroquiais e de pastorais, movimentos e associações da Diocesanos.

O Guia 2 – A realidade da Fé atual, que propõe uma segunda reflexão a partir de dados de pesquisas, uma análise sociológica-eclesial e teológica-pastoral, também neste há um momento de oração comunitária e algumas perguntas. Consta neste um apêndice para a elaboração dos relatórios das Regiões Pastorais e de pastorais, movimentos e associações da Diocesanos.

Onde posso obter os Guias de Leitura e outros materiais?

            O Regulamento do Sínodo, os dois Guias de Leitura e o Instrumento de Trabalho estarão disponíveis em formato digital (.pdf) e poderão ser baixados, gratuitamente, a partir do site oficial do Sínodo Diocesano 2017 (http://sinodo.diocesesa.org.br), na seção “Materiais”. A versão impressa do Guia de Leitura pode ser adquirido no Centro de Pastoral e nas Livrarias Católicas do Grande ABC. As paróquias, associações, movimentos, congregações e outros grupos podem encomendar os exemplares, através de um formulário, que é disponibilizado pelo Centro de Pastoral da Diocese.

Como posso enviar as respostas e contributos?

O envio das respostas e contributos deverá ser feito, preferencialmente, através do formulário online, a partir do site do Sínodo Diocesano (http://sinodo.diocesesa.org.br). Quem preferir, poderá enviar as respostas para o sinodo@diocesesa.org.br

Até quando posso enviar as respostas?

As respostas deverão ser enviadas até ao final do trimestre correspondente.

Como se dá a participação das respostas?

As respostas são por grupo de reflexão, paroquial, regional ou diocesano. 

Como serão usadas as respostas?

As respostas enviadas serão trabalhadas pela Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano 2017 com vista à formulação de um documento de trabalho – “Instrumentum Laboris” – que será a base de trabalho da assembleia sinodal que se vai realizar no final de 2017.

Como posso divulgar o Sínodo Diocesano?

O testemunho é a principal forma de divulgação do Sínodo Diocesano 2017.  Contudo, no site, a ser criado, http://sinodo.diocesesa.org.br, na seção “Materiais” e no Centro de Pastoral pode-se encontrar alguns materiais de divulgação do Sínodo Diocesano, dos quais se destacam as faixas de promoção e os os cartazes.

Estão previstos alguns encontros “gerais” sobre o Sínodo Diocesano 2017?

De âmbito paroquial (2) e regionais (2), estão previstos alguns encontros que se destinam a apoiar e a incentivar a caminhada sinodal junto das comunidades. De âmbito diocesano, prevê-se a realização trimestral de um Simpósio (3 ao todo) e algumas conferências que abordarão cada um dos temas sugeridos para cada trimestre de preparação considerando as divisões por setores (7 em ramos específicos).

Onde posso acompanhar as noticias sobre o Sínodo?

A divulgação das informações sobre o Sínodo Diocesano 2017 será feita a partir do site oficial do Sínodo Diocesano 2017 (http://sinodo.diocesesa.org.br), da página do Facebook da Diocese de Santo André (https://www.facebook.com/DioceseDeSantoAndre) e do jornal diocesano A Boa Notícia.

Fonte: http://sinodo.diocesesa.org.br/