São Sebastião

São Sebastião

Dia: 20 de Janeiro

São Sebastião nasceu em 256 em lugar incerto, uns afirmam que foi em Narbona – cidade do seu pai, outros afirmam que foi em Milão – cidade de sua mãe.

Aos 19 anos entrou para o exercito, sempre foi querido de Diocleciano, que ignorava o fato de ele ser cristão e o queria sempre próximo, tanto isso é verdade que Sebastião era capitão da Guarda Pretoriana – a guarda pessoal do Imperador.

Na época o cristianismo era proibido, mas Sebastião tinha uma conduta muito liberal com relação aos cristãos que eram presos, isso revoltava pessoas de alta colocação no Império que reclamavam da brandeza que Sebastião dava aos cristãos, ele até já havia convertido pessoas do sistema carcerário, Diocleciano tentou em vão fazer com que Sebastião largasse o cristianismo, mas ele professou sua fé em Jesus Cristo, então ele foi condenado a morte. Flechado não morreu, foi encontrado por Santa Irene que cuidou de suas feridas. Poucos dias depois Sebastião recuperado apresentou-se ante ao imperador que dessa vez mandou espanca-lo até a morte, após muito espancamento, Sebastião só morreu após ser transpassado por uma lança.

Seu cadáver foi descoberto na cloaca de Roma por uma mulher chamada Lucina, a quem Sebastião apareceu em sonho pedindo-lhe ser sepultado nas catacumbas junto dos apóstolos. Sua morte muito provavelmente ocorreu em 286.

São Sebastião, que recusou as honras humanas por amor a Cristo, rogai por nós.

 

Oração de São Sebastião