São Francisco de Assis

São Francisco de Assis

Dia: 4 de Outubro

São Francisco, nascido em Assis – Itália no ano de 1181 com o nome de Francesco Bernadone, embora a mãe inicialmente quisesse chamá-lo de Giovanni. Filho de comerciante gostava de uma vida desregrada, cheia de companhias alegres, com quem gostava de gastar de modo abundante o dinheiro de seu pai. Aos vinte anos, quis ser soldado da Gualtiere de Brienne, exercito que combatia em favor do papa, mas ele teve um sonho que lhe apontou: “PREFIRA O PATRÃO AO INVÉS DO SERVO”.

Já servindo a Deus no serviço aos pobres, recebeu um chamado mais profundo do Pai celeste, que o chamou para escorar a Igreja que estava desmoronando, após esse chamado renunciou definitivamente a sua herança e deu início a sua vida religiosa. No início viveu como eremita, depois começou a restaurar igrejas, mas ao meditar o Evangelho no dia do apóstolo São Matias compreendeu o que Deus queria e passou a pregar a Palavra. Fundou a Ordem dos Frades Menores, cujo, a regra encantou o Papa Inocêncio III. A regra franciscana foi restaurada pelo próprio Francisco após ter feito várias viagens missionárias pregando Paz e Bem.

No fim da vida estava debilitado por causa de duras penitências, em 1224 uniu-se mais intimamente ao Senhor quando recebeu os Sagrados Estigmas, que ele guardou em segredo. Escreveu um dos mais perfeitos hinos de louvor a Deus, o Cântico do Irmão Sol, é sem dúvida um dos santos mais amados da história da Igreja. São Francisco foi canonizado dois anos após a sua morte. O Papa Pio XII em 1939 proclamou-o padroeiro principal da Itália e ainda exclamou: “FRANCISCO, O MAIS ITALIANO DOS SANTOS E MAIS SANTO DOS ITALIANOS”.

São Francisco, amigo dos pobres, protetor dos animais, rogai por nós.