História da Capela São Paulo Apóstolo & Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

1ª Missa Campal – Celebrada pelo Bispo Claudio Hummes

 

Capela em 1984

 

Capela no início da década de 90

 

Capela em 2016

 

Em 1982 iniciou-se os encontros de reuniões das CEB’s nas casas e apartamentos no bairro Jardim Irajá, com o coordenação do sr. Odilon, morador do bairro e frequentava a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Os encontros eram realizados de semana à noite.

O Diácono Franco Chipari, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no mesmo ano começou a presidir e realizar celebrações da palavra nas garagens dos apartamentos e das casas aos domingos de manhã, juntamente com o Padre Bertholdo.

Ao mesmo tempo algumas senhoras leigas com formação na Paróquia, iniciaram a catequese de 1ª comunhão para crianças em suas próprias casas , pois não tinha uma capela para poder organizar os encontros.

Então veio o projeto para a construção de uma capela, com isso formou-se também um grupo de jovens e de casais jovens, participantes das missas, encontros CEB’s e novenas de natal com o objetivo de fazer uma quermesse, no qual a sua finalidade era angariar fundos para começar uma comunidade, mesmo ainda sem um terreno para a sua construção. A primeira quermesse foi realizada na Rua Pedro Gabriel Sabatini.

Após realizada a quermesse, houve uma reunião de CEB’s onde o sr. Odilon e o sr. Raimundo anunciaram que em contatos com a construtora Cobansa e a Prefeitura de São Bernardo do Campo foi identificado um terreno baldio no meio dos prédios na Rua Filomena Cassilhas e que era um terreno destinado para os moradores usarem para algum tipo de lazer e que iriam chamar os moradores com a finalidade de em conjunto construir um Centro Comunitário neste terreno.

Após várias reuniões com os moradores no local, foi feito um abaixo assinado para a construção de um Centro Comunitário, onde pudessem ser feitos reuniões de CEB’s e distribuição de leite da Prefeitura.

Antes da construção do Centro Comunitário, o bispo Claudio Hummes, a convite do diácono Franco, realizou uma missa campal onde foi colocado a pedra fundamental para dar início as obras de construção do Centro Comunitário.

Com o passar dos dias foi visto também a necessidade de uma capela para as celebrações eucarísticas, a pedido do Diácono Franco, o padre Bertholdo, foi feito uma doação de CR$ 10000,00 (Dez mil Cruzeiros), para a compra de madeiras de lei para construir a capela.

Formou-se então uma comissão de leigos que coordenavam a construção da capela, entre eles: O sr. Odilon, sr. João Emílio, sr. Aurélio, sr. Walter, sr. José Paulo, sr. Raimundo, sr. Jorge Adalberto e o sr. José.

Agora com o Centro Comunitário, dinheiro angariado para a construção das madeiras, projeto feito para a construção da capela, falta um nome e após muitas reuniões e muitas orações pelo nome da capela, ficou decidido: São Paulo Apóstolo & Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

Em 1984 foi realizado a primeira celebração eucarística na capela, presidida pelo padre Bertholdo e o Diácono Franco.

Como na época não tinha um pároco, alguns padres vinham realizar as celebrações, entre eles: Padre José Mahan, Padre Santi, Padre Marivaldo e Padre Tito, entre outros.